Esportes | 21/09/2011 07h10min
A segunda parte do treino tático do Grêmio, nessa terça, no gramado suplementar, teve ênfase em exercitar a defesa na bola parada. O motivo: o perfil ofensivo do Botafogo, tendo como referência o centroavante Loco Abreu. A parte inicial da atividade priorizou a correção na marcação, cobertura, e saída rápida para o ataque. Embora saiba que não é o único, Loco Abreu reúne características que não podem passar batidas pela marcação gremista no jogo de quinta, às 20h30min, no Estádio Olímpico.
– É um jogador que cabeceia bem, não é um cabeceio qualquer. Pode ser finalização, como um passe, por exemplo. E o Botafogo aproveita muito bem isso. Óbvio que não é a única jogada, temos que ficar atentos, ter a percepção do lance – disse o técnico Celso Roth em entrevista coletiva.
Leia mais:
> Após vídeo, Roth aplica treino tático para corrigir falhas na equipe do Grêmio
> Collaço garante que vai ao ataque contra o Botafogo
> Grêmio defende invencibilidade de 16 anos em casa contra o Botafogo
> Torcida em geral já pode comprar ingressos para o jogo
O zagueiro Rafael Marques, que ingressa no time na vaga de Saimon, suspenso, atenta para que a marcação não dê espaço para Herrera e os articuladores do Botafogo:
– A marcação não será apenas no Loco Abreu. É no conjunto do Botafogo. E é um jogo que precisamos vencer. Temos que encurtar o espaço para esses jogadores de qualidade. Se encurtar, não deixa eles pensarem e girarem sobre a marcação – avalia o jogador.
Roth lembra bem de Loco Abreu. Era ele o treinador quando o uruguaio passou pelo Grêmio, em 1998. Na ocasião, disputou sete jogos – sendo apenas três como titular – e marcou só um gol. O que interrompeu a passagem do centroavante foi uma lesão. E o técnico esclarece a lenda de que Loco Abreu teria se machucado ao chutar o chão num treinamento de penalidade.
– Ele não chutou o chão. Ele bateu o pênalti e se machucou. Não foi aqui em Porto Alegre, foi no CT do Palmeiras. Ele era titular naquele momento. Foi uma infelicidade – lembra o treinador gremista.
Além de lembrar do lance, Roth avalia a evolução do Loco Abreu que passou pelo Grêmio para o Loco Abreu que sagrou-se campeão da Copa América pela seleção do Uruguai:
– Naquele tempo ele já tinha qualidade, e não só no quesito técnico, mas como pessoa. Era bom jogador de área, um canhoto finalizador. Tem velocidade nos movimentos, já sabia usar o corpo. Só não conseguiu nos ajudar mais naquela época em função da lesão. E como todo profissional, seja qualquer área, vai se aperfeiçoando. Já foi a duas Copas do Mundo, é campeão da Copa América. Claro que teremos cuidado com ele – completou.
O Grêmio deve entrar em campo nesta quinta com o seguinte time: Victor; Mário Fernandes, Edcarlos, Rafael Marques e Bruno Collaço; Rochemback, Fernando, Douglas, Marquinhos e Escudero; André Lima.
Próximos jogos:
22/09 - Grêmio x Botafogo
25/09 - Avaí x Grêmio
02/10 - Grêmio x Cruzeiro
Ênfase na bola parada para não ter sustos com a presença de Loco Abreu na área gremista
Foto:
Juliano Schüler
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.