| 01/09/2011 00h33min
O Botafogo não poderia ter iniciado o segundo turno do Brasileirão de maneira melhor. O clube carioca chegou à sua décima-primeira vitória na competição, ao derrotar o Palmeiras por 3 a 1, na noite desta quarta-feira, no Engenhão. O jogo foi válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com a vitória, o clube carioca subiu duas posições, e chegou à terceira colocação na tabela, com 37 pontos, deixando para trás São Paulo e Flamengo. O Palmeiras, por sua vez, se manteve em sexto lugar, com 32 pontos ganhos. Na próxima rodada, o Palmeiras recebe o Cruzeiro, no domingo.
O Botafogo só volta a campo pelo Brasileiro no dia 7 de setembro, quando recebe o Ceará, também no Engenhão, já que o jogo contra o Santos, que ocorreria neste fim de semana, foi adiado, e ainda não tem nova data definida.
O Jogo
O Botafogo fez valer o fator casa já nos primeiros minutos. A equipe pressionou o Palmeiras em seu campo de defesa, e foi premiada com um escanteio já aos três minutos. Na cobrança, Renato colocou a bola na área, e Herrera, subindo mais alto que toda a defensiva palmeirense, cabeceou no canto esquerdo, com Deola inerte no meio do gol. Placar aberto, Botafogo 1 a 0.
Sem Kléber, Valdivia, Luan e Maikon Leite, o Palmeiras não tinha muita força ofensiva, e voltava a depender das bolas paradas de Marcos Assunção. Sem sucesso, os alviverdes viram o time da casa continuar em cima. No cruzamento de Elkeson, pela direita, Abreu não dominou, mas Maicosuel ficou com alguma liberdade para chutar da entrada da área. O Mago chutou com força, mas Deola espalmou bem para escanteio.
Aos 22, nova investida do Bota: Após cobrança de falta do lado direito, por Renato, Herrera e Fernandão dividiram, e a bola espirrou. Na sobra, Gustavo só empurrou para a rede. O zagueiro, a princípio, não comemorou o gol. Em seguida, correu na direção do banco de reservas e mergulhou no gramado, mostrando toda a sua euforia.
Os alvinegros ainda poderiam ter aumentado sua vantagem, mas os seguidos impedimentos, e o trabalho um pouco mais consciente da defesa do Palmeiras impediram que o placar fosse mais dilatado que um 2 a 0, antes do intervalo.
Palmeiras não evolui, e Botafogo aproveita
Felipão mudou sua equipe duas vezes antes da bola rolar na segunda etapa. Primeiro, lançou Ricardo Bueno, para tentar alguma coisa ainda no ataque. Depois, deu sangue novo à defesa, com Leandro Amaro no lugar de Thiago Heleno. De fato, o Palmeiras voltou um pouco melhor, mas ainda não o suficiente para assustar o Botafogo.
Mesmo assim, os donos da casa encontravam dificuldades no setor de ataque. Embora o time continuasse incisivo, partindo para cima do Palmeiras, errava bastante no chamado 'último toque', e acabava levando contra-ataques. Se estava difícil com a posse de bola, o Botafogo resolveu fazer diferente para matar o jogo.
Aos 17 minutos, Elkeson roubou bola de Cicinho na linha lateral, e deu belo passe para Maicosuel. O Mago teve apenas Leandro Amaro à sua frente, driblou-o com rapidez, e depois apenas tocou na saída de Deola, para fazer o terceiro gol botafoguense.
Daí para frente, o Botafogo passou a administrar a vantagem que tinha, mas não voltou a levar muito perigo à meta de Deola. O Palmeiras ainda tentava ir à frente, mas só conseguiu balançar a rede nos acréscimos. Em cobrança de falta de longe, Marcos Assunção bateu, a bola desviou no meio do caminho, e traiu Jefferson. Era apenas o gol de honra para o Alviverde.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.