| 31/08/2011 19h55min
Por pouco o Grêmio não sai do Pacaembu com ao menos um empate. Jogou melhor durante boa parte do jogo, mas volta para Porto Alegre com uma derrota por 3 a 2, em partida válida pela abertura do segundo turno do Brasileirão, na noite desta quarta. O confronto teve de tudo: gols, pênalti, reclamações, grandes defesas e expulsões.
O placar foi aberto com Chicão, de pênalti, no primeiro tempo. Ainda na etapa inicial, Douglas empatou de falta. No segundo tempo, Paulinho colocou a equipe da casa novamente na frente, e depois Ramon ampliou a vantagem. Por último, André Lima diminuiu.
Com a vitória, o Corinthians segue na liderança, agora com 40 pontos. O Grêmio fica em 15º, com os mesmos 21. O Tricolor corre o risco de entrar na zona de rebaixamento dependendo de alguns resultados paralelos na rodada.
> Os principais lances do jogo no minuto a minuto
Chances para os dois lados
O jogo começou com bons lances ofensivos para as duas equipes. A saída no primeiro tempo foi para o Corinthians, mas quem logo tomou a bola e arriscou ao gol foi o Grêmio. Escudero aproveitou a desatenção da defesa adversária e deu bom passe para Marquinhos. O meia tentou da entrada da área, mas errou o alvo.
Cinco minutos depois foi a vez do Corinthians chegar com perigo. Em uma bola lançada para a área tricolor, Liedson tenta dominar e finalizar, mas Adilson surge no momento certo para afastar. Na sequência, o Grêmio novamente assustou, com Marquinhos mandando para fora mais uma vez, e depois com Ramon cortando a bola da frente do gol após cobrança de escanteio.
Alvo de críticas antes da boa atuação no Gre-Nal do último domingo, o goleiro Victor fez duas grandes defesas na etapa inicial. A primeira foi aos nove minutos, em um chute forte de Alessandro da entrada da área. A bola desviou enquanto o camisa 1 já estava quase sentado no gramado. Mas ele conseguiu se recuperar e tirar com uma das mãos.
Lance duvidoso e placar aberto
Aos 16 minutos, um lance duvidoso dentro da área gremista resultou em pênalti para o Corinthians. A bola foi alçada na área, e Adilson subiu para cortar ao lado de Emerson, que tentava cabecear. Ele caiu e o árbitro André Luiz de Freitas Castro, de Goiás, assinalou a penalidade máxima. Nas imagens mostradas na televisão, não houve irregularidade.
Adilson ainda foi advertido com um cartão amarelo pelo lance. O volante reclamou, mas de nada adiantou. Chicão se posicionou, correu e acertou o canto direito de Victor.
Depois do gol, o Grêmio parece ter sentido um pouco a desvantagem. Passou a ser pressionado pelos donos da casa, que cresceram na partida. Até que uma nova boa defesa de Victor parece ter despertado a equipe novamente.
Aos 25 minutos, Saimon escorregou na área e perdeu a bola. Liedson aproveitou e finalizou. O camisa 1 tricolor estava lá para evitar que ela entrasse.
Grêmio empata com golaço de Douglas
O Grêmio se recuperou. Aos 33, em um belo chute de Julio Cesar de longa distância, a bola ia em direção ao gol, mas o goleiro Júlio César conseguiu colocar para escanteio. Mais tarde, Douglas, que foi ídolo dos torcedores corintianos, deu a eles um presente indesejado.
Aos 39 minutos, Edenilson derrubou André Lima perto da área e levou o cartão amarelo. O camisa 10 tricolor se posicionou para a cobrança de falta. E acertou um belo gol para empatar o jogo no Pacaembu, aos 40.
Adorado pela torcida alvinegra, Douglas já havia marcado contra seu ex-clube no turno do Brasileirão, na vitória do adversário por 2 a 1 no Olímpico, e também no ano passado, quando o Grêmio venceu por 1 a 0 no Pacaembu, no jogo que marcou a retomada da equipe na temporada passada.
O primeiro tempo terminou com a igualdade no placar: 1 a 1.
Grêmio volta melhor que o Corinthians
No segundo tempo, os gremistas retornaram ao campo melhores que os corintianos. Os primeiros minutos foram de bons lances dos visitantes, mas a bola não entrou. Depois de Danilo reclamar uma penalidade de Rochemback sobre ele e que não foi marcada, aos dois minutos, aos sete, Escudero recebeu de Marquinhos e chutou de longe mesmo, para fora.
Ainda no início do segundo tempo, Celso Roth teve que fazer a primeira troca. Vilson sentiu dores musculares e Edcarlos entrou no lugar dele. Na sequência, Douglas tentou fazer um novo gol bonito, mas desta vez Júlio César alcançou a bola. Fez uma defesa difícil espalmando para escanteio.
Jorge Henrique entra e muda o jogo
Aos 18 minutos o técnico Tite promoveu a entrada de Jorge Henrique, que começou a partida no banco de reservas. Danilo saiu. E a partir daí o jogo mudou. Na primeira participação ofensiva dele, saiu um gol.
Paulinho recebeu de Jorge Henrique pelo lado direito da área e concluiu com força ao gol, sem chances para Victor, que foi ba bola, mas não conseguiu espalmar, aos 20 minutos. Dois minutos depois, mais um gol.
Jorge Henrique fez lançamento para a área e Liedson escorou para Ramon, que não tomou conhecimento na marcação e empurrou para as redes.
Parecia que tudo conspirava a favor para o Corinthians. Mas Liedson foi expulso. Aos 24, ele fez a segunda falta dura para levar o segundo amarelo e sair de campo.
André Lima faz o dele
Celso Roth fez suas duas substituições que faltavam ao mesmo tempo, após a expulsão de Liedson. Entraram Leandro e Brandão para as saídas de Escudero e Marquinhos. Um minuto depois, aos 28, André Lima diminuiu a vantagem corintiana.
Em escanteio cobrado, André Lima, bem posicionado em frente ao gol, e sem marcação, cabeceou e acertou.
E teve mais vermelho. Novamente para o Corinthians. Ao ser avisado da substituição, Edenilson demorou para deixar o campo e o juiz não perdoou. Mostrou o segundo amarelo a ele e, em seguida, o vermelho.
O Corinthians ficava com dois a menos com quase 35 minutos no cronômetro. Tite fez outra troca, com Wallace no lugar de Emerson.
O jogo seguiu e Leandro concluiu a gol após o juiz apitar o impedimento. Ele deu o amarelo para o atacante gremista. Foi o terceiro dele, portanto não enfrenta o Atlético-PR na próxima rodada.
O Grêmio bem que tentou nos minutos finais, mas não conseguiu empatar. O Corinthians, mesmo com menos jogadores, se segurou bem, com a ajuda do goleiro Júlio César, que fez boas defesas e salvou a equipe, pegando bons chutes de André Lima e Rochemback.
Na próxima rodada, o Grêmio enfrenta o Atlético-PR, de Renato, no Olímpico. O Corinthians tem o Coritiba pela frente.
Ficha do jogo
Corinthians (3)
Júlio César; Alessandro, Chicão, Paulo André e Ramon; Ralf, Paulinho, Edenílson e Danilo; Emerson e Liedson.
Técnico: Tite.
Grêmio (2)
Victor; Adilson, Vilson, Saimon e Julio Cesar; Fernando, Fábio Rochemback, Marquinhos, Douglas e Escudero; André Lima.
Técnico: Celso Roth.
Brasileirão 2011, 20ª rodada
Estádio: Pacaembu, em São Paulo.
Horário: 18h.
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (Goiás), auxiliado por Marrubson Melo Freitas (Distrito Federal) e Fábio Pereira (Tocantis).
Gols: Chicão, Paulinho e Ramon (Corinthians); Douglas e André Lima (Grêmio).
Cartões amarelos: Edenilson, Liedson (Corinthians); Adilson, Douglas, Leandro, Rochemback (Grêmio).
Cartões vermelhos: Edenilson, Liedson (Corinthians).
Próximos jogos:
04/09 - Grêmio x Atlético-PR
08/09 - Bahia x Grêmio
11/09 - Grêmio x São Paulo
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.