Esportes | 31/08/2011 12h28min
Começa nesta quarta-feira uma nova fase no Campeonato Brasileiro. Para o Grêmio, mais ainda. Depois de um primeiro turno ruim (terminou na 15ª colocação, com 21 pontos), o Tricolor entra em campo a partir das 18h para enfrentar o Corinthians, no Pacaembu, pela rodada inaugural do segundo turno do Brasileirão, e tenta repetir o feito que levou o time à Libertadores da América de 2011: a arrancada de 43 pontos que o deixou com a melhor participação entre todos os 20 clubes, em 2010.
Se depender da campanha da edição anterior, o torcedor gremista tem bons motivos para acreditar em uma reviravolta. Não fosse o mesmo desempenho ruim do mesmo primeiro turno, poderia ter brigado pelo título. Acabou ficando com a vaga na Libertadores. O momento é propício para aproveitar a boa atuação da última rodada e também a fase ruim do adversário. Após uma arrancada com aproveitamento superior a 90%, o Corinthians conquistou apenas 33% dos pontos nos últimos nove jogos.
Leia mais:
>>> Fernando deseja mesmo empenho do Gre-Nal para vencer o Corinthians
>>> Há 10 anos no Grêmio, Spessato comemora oportunidade: "É a chance que eu esperava"
>>> Tite barra Jorge Henrique e muda esquema tático para enfrentar o Grêmio
Para a partida desta quarta — em horário inusitado devido à apresentação da Seleção para o amistoso contra Gana, dia 5 de setembro, em Londres —, Roth colocará em campo um time menos pressionado após a vitória no Gre-Nal do último domingo e que busca seu segundo triunfo fora de casa para se afastar da zona de rebaixamento.
A única vez em que o Grêmio ganhou longe do Olímpico, neste Brasileiro, foi na segunda rodada, ainda comandado por Renato, diante do Atlético-PR. Se vencer o Corinthians hoje à noite, subirá apenas uma posição: passará do 15º para o 14º lugar, caso o Santos não vença o Inter, no Beira-Rio, às 21h50min. É pouco. Mas é o primeiro passo para começar de fato uma reação neste segundo turno.
A novidade é a possível entrada do garoto Spessato na lateral-direita, embora Roth possa improvisar Adilson na posição, já que Gabriel não tem condições de jogo e Mário Fernandes está suspenso devido ao terceiro cartão amarelo.
A outra dúvida é o meia-atacante Escudero, que, nesta terça, deixou o último trabalho antes da viagem a São Paulo mais cedo. Caso não jogue, Leandro deve entrar em seu lugar e formar dupla de ataque com André Lima.
ESCALAÇÕES:
CORINTHIANS
Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Paulo André e Ramon; Ralf, Paulinho, Edenílson e Danilo; Emerson e Liedson.
Técnico: Tite.
GRÊMIO
Victor; Spessato (Adilson), Vilson, Saimon e Julio Cesar; Fernando, Fábio Rochemback, Marquinhos, Douglas e Escudero (Leandro); André Lima.
Técnico: Celso Roth.
Estádio
Pacaembu, em São Paulo.
Horário:
18h
Arbitragem
André Luiz de Freitas Castro (Goiás), auxiliado por Marrubson Melo Freitas (Distrito Federal) e Fábio Pereira (Tocantis).
Onde acompanhar
A Rádio Gaúcha abre a jornada às 17h. Os canais Sportv, Sportv HD e PFC2 transmitem a partida ao vivo.
Situação na tabela
Corinthians — 1º (37PG, 19J, 11V, 4E, 4D)
Grêmio — 15º (21PG, 18J, 5V, 6E, 7D)
O que ele disse
"A lateral direita é uma dificuldade sem o Mario e o Gabriel. Colocamos o Spessato e ele foi bem. Já sei o que o Adilson pode me dar. Coloquei o menino para dar uma olhada. O Spessato marca e depois ataca. É mais marcador. Na Europa, colocam até zagueiros pelos lados. No Brasil, sempre se quer atacar. É preciso equilíbrio. O Spessato é diferente do Julio Cesar." — Celso Roth
Próximos jogos:
31/08 - Corinthians x Grêmio
04/09 - Grêmio x Atlético-PR
08/09 - Bahia x Grêmio
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.