Esportes | 10/05/2011 22h11min
A expulsão de Borges no primeiro tempo de Grêmio x Universidad Católica, pelas oitavas de final da Libertadores, no Olímpico, ainda mexe com o técnico Renato. O atacante atingiu um adversário fora do lance e levou direto o cartão vermelho. Questionado em entrevista coletiva sobre uma expulsão sua em um Gre-Nal de 1982, veio a comparação do comandante tricolor. Antes mesmo de o repórter terminar a pergunta, Renato respondeu:
— Busca no arquivo quantos anos eu tinha e quantos anos o Borges tem. Eu era um garoto, e é isso que eu tento fazer aqui com o Leandro. Lógico que eu errei, mas é o que eu falo, pela idade, tem que dar uma travada de vez em quando. Eu devia ter uns 20 anos, mas o Borges acho que tem 29 ou 30 (completou 31 nesta última terça) — comparou o treinador.
Naquele Gre-Nal de 1982, também uma decisão de Gauchão no Olímpico, o Inter venceu o Grêmio e conquistou o título de campeão na casa do adversário. Renato foi expulso antes de o cronômetro apontar 30 minutos no primeiro tempo por reclamar com o árbitro. O jogo terminou em 2 a 0 para o Inter.
Para Renato, passou pela expulsão de Borges a derrota dentro de casa e a eliminação da Libertadores, que viria com nova derrota no Chile.
— Você pode perdoar um garoto, mas o Borges tem experiência suficiente para cometer aquele incidente. Não estou culpando o Borges, mas com 11 nós teríamos ganho aquele jogo — destacou.
"No meu grupo não tem titular nem reserva"
Esse é um dos “mantras” de Renato. Ele não identifica titulares nem reservas entre seus jogadores. A explicação é pelo fato de o titular se acomodar e o reserva desanimar. Mas ele dá a dica para os que querem seguir na equipe e conseguir se firmar com a sequência de jogos:
— No momento em que você está jogando bem, tem um problema, como uma lesão, e o companheiro entra e vai bem... Tem que analisar. Por que saiu? Quem entrou? Foi bem? Se não, daqui a pouco, ninguém mais confia no treinador. Nesse mundo do futebol nunca vi um jogador procurar um treinador para saber por que está jogando. Podem perguntar isso quando não estão jogando, aí eles querem saber — disse.
No caso de Borges, não citado por Renato nesta resposta especificamente, o atacante, que enfrenta má fase, foi substituído por Viçosa no último Gre-Nal e viu o companheiro antes reserva fazer dois gols em pleno Beira-Rio. Pela lógica do treinador, Viçosa seguirá na equipe enquanto estiver correspondendo.
— O titular é aquele que dá conta do recado para começar o próximo jogo — ressaltou.
Ao que tudo indica, o ataque do Grêmio no Gre-Nal 387, que vai decidir o Gauchão no domingo, terá Leandro e Viçosa mais uma vez.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.