Esportes | 14/12/2010 15h12min
Ele é o cara da retomada do Grêmio em 2010. Renato chegou ao Olímpico para reerguer um grupo desacreditado, que parecia não ter forças para se recuperar e já sofria para ter o apoio da torcida. Em agosto a história começou a mudar. Do Z-4 ao G-4, Renato conseguiu com o grupo a melhor campanha do segundo turno do Brasileirão, o melhor ataque e a classificação para a Libertadores.
O técnico, porém, sempre fez questão de dar todos os méritos aos jogadores. E claro que eles tiveram, cada um, seu grau de importância. Os 11 de Renato, mais os reservas - que ele não gosta de chamar de reservas - deram sua contribuição.
Mas o clicEsportes elege quatro nomes, além de Renato, para ilustrar a retomada tricolor.
JONAS
Foto: Fernando Gomes
Tudo começa pelo artilheiro Jonas. O Mestre terminou o ano como goleador do Grêmio, do Brasileirão e ainda ultrapassou Renato na lista dos maiores artilheiros da história do clube. Agora ele tem 75 contra 74 do comandante, o quinto contra o sexto no ranking gremista.
O Grêmio, que não quer perder o atacante, já planeja, junto com o empresário e irmão de Jonas, a renovação do contrato do jogador. Ele será valorizado e, junto, será feito um trabalho de marketing.
Ao lado de Jonas, Borges iniciou a temporada balançando as redes e sendo um dos destaques do time. Com a lesão, André Lima virou titular e, ao lado do Mestre, também correspondeu marcando gols e tornando-se peça importante no segundo turno.
DOUGLAS
Foto: Fernando Gomes
Ele sofria com vaias e não conseguia mostrar seu futebol. Mas, com Renato, o camisa 10 recebeu a confiança e o carinho necessários para voltar a ser o que era. Tornou-se o maestro do meio-campo tricolor, peça fundamental na articulação com o ataque. O meia sempre fez questão de agradecer ao treinador, que o liberou no esquema 4-4-2 para criar.
Com Douglas recuperado, todo o meio-campo passou a render mais. Também com a improvisação de Lúcio, que virou meia com Renato e deu outro vigor ao lado esquerdo com Fábio Santos na lateral. As boas atuações do camisa 10 renderam a ele a convocação para a Seleção Brasileira, no amistoso com a Argentina.
GABRIEL
Foto: Jefferson Botega
Fazia tempo que o Grêmio enfrentava carência na lateral-direita. Mas, com a chegada de Gabriel, isso mudou. Emprestado pelo Panathinaikos, da Grécia, ele chegou e nem precisou de período de adaptação. Foi logo para o campo sem deixar mais a condição de titular. Além disso, Gabriel também tem força no vestiário, sendo um dos líderes junto com nomes como Rochemback, o capitão, e o goleiro Victor, outras duas confirmações do time.
PAULÃO
Foto: Wallace Teixeira, Photocamera
Para representar os jogadores que não eram conhecidos do grande público, mas chegaram, deram resposta em campo e caíram nas graças da torcida, o nome é Paulão. O zagueiro desembarcou em Porto Alegre depois de passagem pelo Prudente, ganhou chance e não saiu mais da zaga. Com jeito simpático e um pouco tímido, mas xerifão em campo, ele toca na bola e os torcedores enlouquecem no Olímpico.
É mais ou menos assim com Diego Cementino, outro reforço indicado por Renato e antes desconhecido da maioria. Se caracterizou por entrar sempre no segundo tempo e deixar a sua marca. Também é um dos xodós da torcida.
CLICESPORTES
Renato deu outra cara ao time do Grêmio
Foto:
Montagem com fotos de Wallace Teixeira, Photocamera, Fernando Gomes, Ricardo Duarte, Jefferson Botega e
/
clicRBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.