Esportes | 06/12/2010 20h10min
A primeira metade do Grêmio no Brasileirão foi encardida. As coisas não andavam para o time ainda comandado pelo técnico Silas. O resultado da fase ruim foi a temida zona do rebaixamento. Se livrar dela já seria um prêmio para o Grêmio ao final do campeonato. Mas amparado na chegada de Renato, a equipe fez mais. Arrancou no segundo turno e chegou à quarta colocação. Mas como essa façanha se tornou possível? Os números mostram.
A zona do rebaixamento foi uma companhia indesejada durante nove rodadas para o Grêmio. No dia 15 de agosto Renato fez sua estreia no Brasileirão. A vitória por 2 a 0 sobre o Goiás pela 14ª rodada tirou o Grêmio da degola, mas não terminou a agonia da torcida tricolor. Na duas rodadas seguintes, derrotas para Ceará e Santos.
Crédito: Ricardo Duarte
A partir do empate contra o Atlético-PR fora de casa surgiu a primeira sequência de bons resultados. Foram cinco jogos sem derrota, contando com uma vitória em cima do Corinthians em São Paulo. Mas a ascensão desenfreada veio mesmo ao longo do segundo turno.
Crédito: Jefferson Botega
Foram 13 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas, um aproveitamento de mais de 75% na segunda metade do campeonato. E o segredo da arrancada tricolor está no setor ofensivo. Foram 68 gols marcados, o que garantiu ao grupo de Renato o melhor ataque da competição. De quebra, Jonas, com 23 gols, foi disparado o goleador do Brasileirão.
Para se ter uma ideia da evolução gremista, na virada do returno a equipe estava na 16ª colocação e o Botafogo na 5ª. Havia uma diferença de 11 pontos entre as duas equipes. No último domingo, o Grêmio venceu a equipe carioca no Olímpico por 3 a 0 e garantiu a quarta colocação, com quatro pontos à frente do time de Joel Santana.
Crédito: Ricardo Duarte
Na comparação contra o Santos, campeão da Copa do Brasil, os números assustam ainda mais. No começo do segundo turno, a equipe de Neymar tinha 31 pontos e ocupava a terceira colocação. O Grêmio somava só 20. Terminado o Brasileirão, a equipe de Renato não só ultrapassou como conseguiu livrar sete pontos da equipe paulista. Foram 18 pontos a mais que o Santos somente no segundo turno.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.