| 05/08/2010 07h10min
O Grêmio estreia em uma nova competição nesta quinta, para mudar os ares. A Copa Sul-Americana é vista com bons olhos, principalmente pela vaga para a Copa Libertadores de 2011 ao campeão. Por isso, o clube se esforça para dar a importância devida ao torneio. Uma vitória contra o Goiás, no Serra Dourada, pode aumentar a moral e ajudar a reverter o momento ruim que os gremistas enfrentam.
Os jogadores já vêm comentando há alguns dias sobre a motivação que o time vai ganhar com uma vitória na estreia na Sul-Americana. Na última terça, o atacante Jonas admitiu que vencer no Serra Dourada vai refletir no Brasilerão.
– Vale até mais para o Brasileiro do que pela Sul-Americana. Se vencermos quinta vai ajudar bastante – destacou ele.
O volante Ferdinando citou exemplos de má sorte, coisas do futebol: a bola não entra quanto tem que entrar, o time toma gols quando não merece, e por aí vai.
– No futebol acontece de a bola não entrar e um time tomar gols que não merece. Estamos jogando bem e vamos conseguir fazer os gols e conquistar as vitórias – disse ele na última segunda.
Contra o Vasco, por exemplo, no empate em 1 a 1, em uma noite chuvosa e com o gramado do Olímpico alagado, o Grêmio teve a melhor chance de vencer nos últimos minutos de jogo. Borges recebeu livre na área, era só completar. Mas o zagueiro Titi apareceu e a bola bateu no braço dele antes de ir para fora. A arbitragem não viu pênalti, e o jogo acabou em seguida.
Por mais que a sorte pareça estar longe dos lados do Olímpico, o goleiro Victor acredita que o time terá a recompensa pelo trabalho.
– A gente não pode ficar atribuindo os resultados ruins à sorte, às vezes a sorte não está a nosso favor, mas é preciso trabalhar para isso, a sorte fica do lado de quem trabalha, e nós estamos fazendo isso – ressaltou.
A cronologia
> O Grêmio se reforçou e começou a temporada dando esperanças ao torcedor. Conquistou o título do Gauchão, se encaminhava para o título da Copa no Brasil, mas aí uma série de lesões começou a atrapalhar o time em campo. O departamento médico chegou a ficar com mais de 10 atletas em recuperação. O Grêmio acabou sendo eliminado na semifinal da competição nacional que dá vaga à Libertadores.
> A parada para a Copa do Mundo na África do Sul foi comemorada para recuperar os jogadores, mas o resultado foi outro. Parece que prejudicou. O time voltou e não ganhou mais em jogos oficiais.
> Para completar, jogadores que haviam saído do DM voltaram, como Mário Fernandes e Leandro.
> Alguns atletas admitiram que o time perdeu um pouco da pegada apresentada no primeiro semestre, e após as últimas atuações, contra Cruzeiro e Inter - apesar de dois empates - a motivação voltou.
> Nos bastidores, uma divisão política no ano das eleições do conselho e para a presidência, fazem o clube ferver.
> Além disso, a torcida gremista ficou na bronca com a direção depois que não foi possível contratar jogadores que estavam na mira, como Éder Luís e Réver.
Para espantar a zica e mandar a fase ruim embora, o Grêmio quer a vitória sobre o Goiás para embalar no Brasileirão. Depois da estreia na Sul-Americana, o Tricolor terá dois jogos em casa pelo campeonato nacional, contra o Fluminense e o Goiás novamente.
>> Assista ao jogo no bar com amigos
>> Assista ao jogo pela TV