| 29/05/2010 17h25min
A partir das 7h, 1650 triatletas nadam, pedalam e correm na Capital durante a 10ª edição do Ironman Brasil. Com recorde de participantes, a prova vive a expectativa da vitória inédita para o Brasil entre os homens na principal categoria, a elite. Todos, independente, de serem atletas de elite ou não, buscam superar e extrapolar os limites físico e mental.
Acompanhe a cobertura em tempo
real do Ironman Brasil a partir das 7h
O paulista Reinaldo Colucci, 24 anos, diz que sabe lidar com a pressão de ser a principal esperança para conquistar o título inédito para o Brasil. O triatleta chegou a mudar a programação de treinos após analisar o que havia feito nos anos anteriores e buscar o equilíbrio no rendimento entre as modalidades.
— Eu encaro essa pressão como motivação e se eu conseguir baixar meu tempo (8h28min07seg) terei mais chances. Eu quero vencer um dia e quem sabe neste domingo possa fazer parte da lista dos vencedores de um Ironman — declarou.
Mas a batalha não é apenas contra o seu próprio limite. Colucci tem dois adversários experientes pela frente, dois tricampeões, que fazem um duelo à parte, na luta pelo tetracampeonato. O argentino Eduardo Sturla, 12 anos mais velho, vem embalado pelas duas vitórias consecutivas em Florianópolis.
— Fiz uma preparação forte, parecida com a do ano passado, com melhorias nas partes de ciclismo e corrida. Estou em condições de fazer um bom papel — disse.
Já o argentino radicado em Santos (SP), Oscar Galindez, volta a disputar a prova brasileira após um ano de ausência.
— Esse Iron é especial por ser feito no Brasil. Fiz uma boa preparação, mas ninguém sabe como vai ser a prova — observou.
Entre as mulheres, as estrangeiras são as principais favoritas. Entre elas está a atual campeã, a norte-americana Dede Grieusbauer. Suas principais concorrentes são a conterrânea Hillary Biscay e a canadense Tereza Macel.
— É uma corrida especial para mim, já que defenderei o título. Vivo em Boston, onde os invernos são frios e fiz a parte final de preparação em Austin, no Texas — contou Dede, preparada para qualquer tipo de clima.
Bicampeã da prova, a brasileira Fernanda Keller está inscrita na prova e tinha chegada prevista para a manhã de sábado. Ela estava em Londres, onde cumpria compromissos profissionais. Além do título e da premiação de 50 mil dólares distribuída para os 10 primeiros colocados, a prova oferece 50 vagas para o Ironman Havaí, a principal competição da modalidade. Na categoria elite (profissional) são três vagas para o masculino e duas para o feminino. O tempo limite da prova é de 17h, com encerramento previsto para a meia-noite.
Os favoritos
Eduardo Sturla
Tricampeão do Ironman Brasil (2001 2008 e 2009) - as últimas duas vezes em Florianópolis - Sturla, 36 anos, é o principal favorito ao título. Tem como especialidade o ciclismo, prova onde abriu vantagem no ano passado para conquistar o tricampeonato com 8h13min38seg. Ainda em 2009, finalizou o Ironman do Havaí na 19ª colocação.
Reinaldo Colucci
O brasileiro de 24 anos foi vice-campeão em 2007 e 2009, com melhor tempo de 8h28min07seg. Ao contrário da maioria dos triatletas, que migram para o triatlo após carreiras em outros esportes, Colucci foi preparado desde os 13 anos para provas que combinam as três modalidades (natação, ciclismo e corrida). Esse ano já venceu o Ironman 70.3 de Pucón, no Chile.
Oscar Galindez
É outro tricampeão do Ironman Brasil (2003, 2006 e 2007). Vive em Santos desde 1995, e além das três vitórias brasileiras, venceu no ano passado o Ironman 70.3 de Cancun, no México e uma das etapas do Troféu Brasil de Triathlon. Não competiu no ano passado em Florianópolis porque contraiu dengue duas semanas antes do evento.
Dede Griesbauer
Campeã do Ironman Brasil em 2009 com o tempo de 9h10min14seg e vice em 2007, a americana é favorita ao pódio. No ano passado ficou com a 9ª colocação no Ironman do Havaí, repetindo o posicionamento entre as 10 melhores obtido em 2007 e 2008. Em 2010 foi terceira colocada no Harpoon Indoor Time Trial, em janeiro, e no Bearath 1/2 Marathon, em fevereiro.
Hillary Biscay
A americana de 32 anos já competiu diversas vezes no Brasil, ficando com dois terceiros lugares em 2006 e 2008. Nesta temporada tem como melhor resultado a terceira colocação no Ironman da Malásia e no último domingo finalizou na 9ª posição no Ironman de Lanzarote, nas Ilhas Canárias, na Espanha.
Tereza Macel
A canadense de 36 anos que figura como destaque do circuito internacional ficou com o quarto lugar no Ironman do Havaí em 2009. Será a primeira vez que disputa a prova no Brasil. Ainda em 2009 ficou com a 12ª colocação no Ironman de Lake Placid, nos Estados Unidos, e 14ª no Ironman do Canadá.
Clique na imagem para conferir o infográfico: