| 24/05/2010 18h21min
Bicampeã do Ironman em Florianópolis, a niteroiense Fernanda Keller ainda não sabe se poderá participar da edição deste ano. O instituto que leva seu nome participará de uma conferência sobre saúde e nutrição infantil em Londres nesta quarta-feira, e Keller terá que mostrar a velocidade das provas para estar presente na largada no próximo domingo, dia 30, às 7h, em Jurerê Internacional. Ela, no entanto, garante que estará na Ilha até o final de semana: "De alguma forma vou participar".
Aos 47 anos, Fernanda Keller é considerada uma das maiores triatletas brasileiras, senão a maior. Ela já participou 22 vezes da final do Campeonato Mundial de Ironman, no Havaí, e ficou entre as dez melhores em 14 oportunidades. Em Florianópolis foi a mais rápida do feminino em 2004 e 2008, colecionando ainda três segundos lugares. Mesmo em dúvida sobre a participação no próximo domingo, a atleta não pensa em outro resultado que não a vitória:
— Eu treinei bastante. Acho que nenhum atleta profissional compete sem pensar em vencer. Quem fala que não quer vencer, no íntimo quer sim — declarou, em entrevista ao clicEsportes.
A disputa pelo título feminino terá a forte concorrência da americana Dede Griesbauer, vencedora em 2009, além das presenças da também americana Hillary Biscay e da canadense Tereza Macel. Para Keller, no entanto, é pensando no próprio desempenho e não no das adversárias que ela pode superá-las:
— Nunca estudei adversárias, só penso no que eu posso melhorar. (O atleta) tem que fazer o máximo o tempo inteiro, buscar fazer o melhor.
Fernanda também rasgou elogios a Florianópolis e à torcida que os moradores da Ilha fazem todos os anos durante o Ironman. A triatleta afirmou ainda ter acompanhado à distância a polêmica sobre o aumento nas passagens de ônibus na Capital, e louvou a mobilização dos protestantes:
— Adoro Florianópolis, é um show a oportunidade de competir aí todo ano. As pessoas incentivam muito. Acho que o Brasil tem muito o que aprender (com Florianópolis), as pessoas não aceitam o aumento da passagem de ônibus. Espero que o Ironman em Florianópolis contribua para a imagem do País lá fora — encerrou.
Mesmo sem confirmar participação, Fernanda Keller diz que treinou bastante para a prova em Florianópolis
Foto:
Daniel Conzi