| 27/05/2010 10h31min
As limpas e organizadas ruas de Jurerê Internacional já estão diferentes. O esvaziamento provocado pela baixa temporada está preenchido por bicicletas importadas pilotadas por triatletas com capacetes aerodinâmicos. Este é o clima que será visto até domingo, quando os 1.650 competidores largam em busca do título da 10ª edição do Ironman Brasil.
O tempo também colaborou, o sol apareceu, e os triatletas não perderam tempo para treinar, em menor intensidade, para se adaptarem ao percurso. O paulista Nelson Penedo, 33 anos, e o argentino Emiliano Battista, 31 anos, foram alguns dos triatletas que aproveitaram ontem para entrar no clima da competição.
Com um problema na bicicleta, Emiliano pediu ajuda para Nelson, que chegava em Jurerê. Eles não se conheciam e descobriram que disputarão a mesma categoria, dos 30 a 34 anos. Triatleta há 10 anos, Nelson completou o Ironman de 2009 em 12h50min:
— É uma prova que você sabe que está preparado, mas não sabe se vai completar — explica Nelson para ressaltar a exigência mental do Ironman.
Emiliano disputa a prova brasileira pela terceira vez e agora tenta completar a prova em menos de 10 horas. O encontro ocasional deu uma amostra da rivalidade que esquenta a 10ª edição do Ironman. Emiliano se declarou torcedor do atual campeão, o argentino Eduardo Sturla, 36 anos:
— Treino no mesmo local que ele, em Buenos Aires — disse.
Para Nelson, esse é o ano do paulista Reinaldo Colucci, 24 anos.
— Ele está amadurecendo e vai dar trabalho. Entre os três primeiros ele fica — garantiu.
Se na quarta foi o dia do pedal, nesta quinta é o dia da natação. Um treino oficial está programado para as 10h, na Praia de Jurerê Internacional. Oito caiaques e uma lancha farão a segurança dos triatletas.