| 28/05/2010 09h11min
Se depender do retrospecto deste início do ano e do momento pessoal, o triatleta paulista Reinaldo Colucci, 24 anos, tem motivação de sobra para protagonizar a primeira vitória de um brasileiro na 10ª edição do Ironman Brasil, neste domingo, dia 30, em Jurerê Internacional.
Vice-campeão em 2009, o triatleta chegou quarta-feira na Capital catarinense, ao lado da mulher, a triatleta Mariana Ohata, grávida de cinco meses. Instalados em Canasvieiras, o casal se deslocou na manhã de quinta para Jurerê Internacional, onde Colucci participou do treino oficial de natação.
— É um momento especial da nossa vida. Apesar de ser novo, sempre quis ser pai — revela o triatleta.
À tarde, Colucci pedalou entre Jurerê, a Praia de Daniela e o acesso à SC-401 por 40 minutos, e finalizou com uma corrida de 30 minutos. Durante o treino não faltaram saudações de colegas e adversários. Aos 24 anos, Colucci já é um ídolo entre os triatletas. Reflexo da determinação do atleta que saiu da pequena Descalvado, interior paulista, aos 13 anos, para treinar triatlo.
Onze anos depois, Colucci colhe os melhores resultados em início de temporada. Venceu seis das sete provas disputadas, entre elas um Ironman, no Chile, em janeiro. O paulista tem a receita para obter a vitória inédita na prova brasileira:
— Se eu pedalar como no ano passado e tiver o rendimento na corrida de 2007, tenho tudo para brigar pela vitória — afirma.
O primeiro passo é baixar o próprio tempo, 8h28min, recorde brasileiro da prova. Não é um tempo suficiente para vencer, segundo Colucci. Mas o paulista conta com "apoio" de um adversário, o australiano Luck Mackenzie, outro favorito.
— Temos características semelhantes e devemos competir juntos na primeira parte da prova. Isso ajuda a imprimir um ritmo maior — explica.
Que venha o Mackenzie, para Colucci superar o atual campeão e principal favorito, o argentino Eduardo Sturla.
Clique na imagem para conferir o infográfico: