| 10/12/2009 12h09min
O Avaí terminou o Brasileirão de 2009 na sexta colocação, com 57 pontos. Com este resultado, é natural que os jogadores que fizeram parte desta vitoriosa campanha sejam mais valorizados no mercado. Mas, esta valorização pode acabar comprometendo a renovação contratual de alguns atletas com o time catarinense. Em entrevista ao programa TVCOM Esportes desta quarta-feira, o coordenador de futebol do Leão, Moisés Cândido, falou sobre como o Avaí está enfrentando esta situação:
— O crescimento tem um preço. Da mesma forma que você consegue melhores patrocinadores, você tem uma mercadoria mais valiosa para negociação, você tem também que enfrentar este tipo de problema, que é a valorização do atleta. O atleta quer ganhar mais, quer um mercado melhor para ele. Então, ou você compõe com ele, ou você propõe uma transferência, e pode acabar perdendo alguns valores. Estamos trabalhando com bastante coerência, até para colocar na cabeça do próprio grupo que o crescimento apenas começou, e
que pode crescer
muito mais, e nada melhor do que crescermos juntos — explicou.
>>> Assista a entrevista de Moisés Cândido ao programa TVCOM Esportes
Moisés comentou sobre a volta de Vandinho, e disse que o atacante não veio para subistiuir William, e sim somar ao grupo:
— Muita gente perguntou sobre o William e outros atletas também, já que o time foi bem e isso acabou valorizando os jogadores. Agora, o Vandinho, a gente trouxe como um reforço, e não para substituir o William. Mas, se isso ocorrer (William deixar o clube), a gente está bem preparado com a presença do Vandinho para fazer uma restituição a altura.
Jogadores do Avaí indo para o Grêmio?
O presidente do
Avaí, João Nilson Zunino, foi ao Rio Grande do Sul para acompanhar a apresentação de Silas no Grêmio. O
coordenador torce para que esta viagem de Zunino tenha sido somente para prestigiar o ex-comandante azurra e não para negociar jogadores:
— Eu não sei nada oficialmente ainda. A presença dele na apresentação do Silas pode acabar trazendo aí alguns desfalques, alguns eu digo, um ou dois desfalques, porque o Silas, provavelmente, deve indicar alguns jogadores do Avaí, já que ele foi o líder desta grande campanha, e nada melhor do que ele ter pessoas da sua confiança no momento em que ele se apresenta em um clube grande como o Grêmio. Mas vamos aguardar, sem ansiedade, e torcer que seja apenas para prestigiar a posse de Silas no Grêmio — sorriu.
Marquinhos não deve ir para o Tricolor gaúcho
Moisés Cândido não crê em uma ida do ídolo Marquinhos para o Grêmio:
— Eu não acredito não porque o Tcheco saiu recentemente de lá (do Grêmio) e eles estão querendo trabalhar com uma faixa etária um pouco mais
jovem, e eu até me supreendi com essa suposição do
Ferdinando. Agora, jogadores como o Muriqui e Eltinho, que são um pouco mais jovens, talvez interessem mais. O clube geralmente fica com os jogadores mais velhos que já estão com eles, que já fazem parte da família do clube — falou.
Ninguém sai antes do novo comandande assumir
Com o nome do novo treinador ainda indefinido, Moíses disse que a partir de agora ninguém mais sai antes da posse do substituto de Silas:
— O Paraná cogitou levar o Roberto mas, antes da posse no novo treinador, não sai mais ninguém não. Se ele (o novo treinador) achar que pode liberar este ou aquele, a gente vai fazer, senão fica aqui e disputa o campeonato. Até porque ele (Roberto) veio para cá mas não conseguiu fazer um bom trabalho. Acho que ele está devendo isto aqui para a gente. Então, o Roberto precisar jogar aqui ainda para justificar a sua contratação.
Elenco reforçado para o ano que
vem
O coordenador finalizou dizendo que, apesar do Avaí ter
uma equipe forte, irá se reforçar para fazer uma excelente temporada em 2010:
— O Avaí já é uma equipe forte, então nós vamos realinhar aí algumas saídas e vamos trazer alguns reforços para dar continuidade neste trabalho bom — concluiu.