| 04/12/2009 22h48min
O Avaí cumpre tabela diante do Náutico neste sábado, às 19h30min, no Estádio dos Aflitos, em jogo antecipado pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
Mas o jogo contra os já rebaixados pernambucanos marca a despedida de um ano inesquecível para a torcida avaiana, que festejou a recuperação da hegemonia estadual, a permanência na elite do futebol brasileiro e a vaga inédita na Copa Sul-Americana.
>>> Acompanhe o jogo pelo Minuto a Minuto às 19h30min
Apesar da empolgação gerada pela campanha que resultou no sucesso para a Série A, talvez nem o mais otimista dos avaianos pudesse prever um ano tão vitorioso para o Leão. Os comandados de Silas começaram a superar as desconfianças da crônica esportiva e dos torcedores a partir do segundo turno do Estadual. O titulo decidido contra a Chapecoense teve contornos de
dramaticidade, mas que não deixaram dúvidas após uma final com seis gols, três
marcados no tempo normal, e outros três na prorrogação.
Veio a Série A, seis jogos sem vitória, e as desconfianças voltaram acompanhadas de piadas de mau gosto, que comparavam a equipe a uma tartaruga em cima do poste, prestes a cair. Mas a família Silas não deu bola e engatou uma sequência invicta de dez jogos, iniciadas com as vitórias consecutivas, fora de casa, sobre Goiás e Sport, que derrubaram matemáticos e comentaristas pelo país. A "sensação" estava no ar, em rede nacional de televisão, e junto apareceu o sentimento de que era possível se manter, no ano de estreia na Série A, na elite do futebol brasileiro.
Com o principal objetivo alcançado, a sete rodadas do fim da competição, o Leão foi mais além, alcançou a participação inédita na Copa Sul-Americana e chegou a flertar com a vaga na Libertadores da América. Mas ainda há um último objetivo, que passa pela rivalidade local e pelo jogo desta noite: a melhor classificação de um clube catarinense na
Série A. Se vencer e contar
com resultados combinados, o Avaí atinge 57 pontos e pode ultrapassar Goiás (54), Grêmio (55 ) e Atlético-MG (56), saltando do nono para sexto lugar, no melhor ano dos últimos tempos da história azurra.
Ficha técnica
NÁUTICO
Gledson; Patrick, Onildo, Vágner e Wellington; Nilson, Douglas Maia, Rudnei (Mariano Torres) e Ailton; Carlinhos Bala e Ferreira.
Técnico: Geninho
AVAÍ
Eduardo Martini; Augusto, Rafael e Emerson; Medina (Gustavo), Ferdinando, Marcus Winicius, Marquinhos, Muriqui e Eltinho; Cristian.
Técnico: Silas
Arbitragem: João Alberto Duarte (RN), auxiliado por Lorival das Flores (RN) e Griselildo Dantas (PB)
Horário: 19h30min
Local: Estádio do Aflitos,
em Recife.
No ar: A CBN/Diário transmite a partida ao vivo e o clicEsportes acompanha o jogo pelo Minuto a Minuto
Pelo celular: Receba os gols do seu time, no caso o Avaí, pelo celular. Envie um torpedo com a palavra GOL para o número 46956.
Você receberá no mínimo quatro mensagens por jogo — de início e de
término do primeiro e do segundo tempo — além dos gols que eventualmente forem marcados. O serviço está disponível apenas para os usuários das operadoras Claro, Tim, Vivo e
Oi em todo o Brasil.
Clique e saiba mais sobre o serviço.
DIÁRIO CATARINENSE