| 07/12/2009 12h26min
O futebol profissional do Figueirense não rendeu o esperado em 2009. O time fez uma campanha irregular na segunda divisão e não conseguiu o esperado acesso para a elite do Brasileiro. Por outro lado, as categorias de base do alvinegro conquistaram três títulos estaduais e sinalizam bons valores para o futuro do Figueira.
O coordenador administrativo das categorias de base do Figueira, Erasmo Damiani exalta o trabalho que já está dando frutos para o clube:
— Nós tivemos um ano produtivo nos resultados em competições estaduais, onde conseguimos os títulos dos juniores, juvenil e o litoral infantil. No final do ano conseguimos colocar três, quatro jogadores da base na equipe profissional, uns até jogando como o Roberto Firmino, que entrou contra a Ponte Preta e mostrou sua qualidade e num futuro já pode estar jogando na equipe principal.
Damiani citou alguns outros jogadores que podem vestir a camisa do Figueirense já no Campeonato Estadual de
2010:
— Alguns jogadores num futuro
breve devem estar vestindo a camisa do Figueirense. O Alexandre, zagueiro dos juniores, que foi muito bem na Copa SC. O volante Guti, o atacante Marquinhos, que tem uma característica diferente do que os jogadores que estão no clube. O Alex Junio já vestiu a camisa como profissional e retornou para a base. Esses são meninos que em breve poderão estar dando um bom retorno ao clube na questão de resultados — concluiu Erasmo Damiani.