| 26/11/2009 17h33min
O ano de 2009 não foi nada bom para a torcida gremista. Além de não ter conquistado nenhum título, o Tricolor também ficou sem a vaga na Copa Libertadores do ano que vem. Apesar da fraca campanha, os torcedores não deixaram de comparecer ao estádio para motivar os jogadores. As informações são do site GloboEsporte.com.
Se as atuações fora de casa deixaram a desejar e prejudicaram as ambições gremistas, em casa os gaúchos podem terminar este campeonato com um recorde: caso não percam para o Barueri, neste domingo, serão os primeiros a terminar uma edição do Brasileiro de pontos corridos invictos como mandantes.
Até o momento, foram 18 jogos dentro do Olímpico. O Tricolor conquistou 13 vitórias e cinco empates. Marcou um total de 49 gols e sofreu 17, saldo positivo de 32. O percentual de aproveitamento mostra a campanha arrasadora: obteve 81,48% dos pontos em disputa. Antes do Grêmio, as equipes que menos haviam perdido atuando em casa na era dos pontos
corridos foram: Cruzeiro (2003), São
Paulo (2004), São Paulo (2006), São Paulo e Grêmio (2008), todos com apenas uma derrota como mandante.
Santo André e Sport têm as duas piores campanhas dentro de seus estádios. Os paulistas somaram apenas 26 pontos em 18 jogos. Ganharam sete, empataram cinco e perderam seis. O aproveitamento é de 48%. Os pernambucanos tiveram pontuação ainda pior: 24. Em 18 jogos, foram sete vitórias, três empates e o recorde de oito derrotas. O aproveitamento é de 44%.
Ajuda da torcida foi fundamental para a sequência invicta do tricolor dentro de casa
Foto:
Jefferson Botega