| 22/10/2009 22h50min
No Grêmio os treinos são todos abertos, mesmo na semana do Gre-Nal 378. Porém, isso não quer dizer que o técnico Paulo Autuori deixará de fazer algum tipo de mistério sobre a escalação para a partida de domingo, no Beira-Rio. Um coletivo estava marcado para a tarde desta quinta, mas o treino foi modificado. Foi realizado uma espécie de torneio, com três times de oito jogadores cada. A expectativa é de que, na sexta pela manhã, alguma pista seja dada.
Ainda sem presença garantida no clássico de domingo, o volante Adilson tem um palpite. Ele acredita que o Grêmio vai para o campo com uma postura mais defensiva, apostando no contra-ataque. Tudo porque o treinador está priorizando muito a marcação nos treinamentos.
– Depende quem ele (Autuori) vai colocar, da postura que ele vai adotar. No treino ele está trabalhando muito a marcação. Daqui a pouco ele vem numa postura mais defensiva e no contra-ataque – comenta.
A ideia de Adilson vai ao encontro com o que Autuori disse em entrevista coletiva na tarde da última terça. O comandante tricolor deu indícios de que o time pode ser escalado no 4-5-1, com os três volantes: Adilson, Rochemback e Túlio, e com Souza e Douglas Costa fazendo a articulação. Perea jogaria sozinho no ataque.
Se continuar no esquema 4-4-2, que é o preferido do treinador, Autuori pode mandar a campo o Grêmio sem Adilson, com Rochemback e Túlio de volantes, Souza e Douglas como meias e Perea e Herrera no ataque. Ou então, ele ainda pode adiantar Rochemback, com Adilson entrando na equipe, e Douglas jogando na frente como colombiano. O mistério continua.
Douglas Costa, aliás, deve jogar. Autuori quer contar com ele, e os jogadores elogiam o garoto nas entrevistas. O lateral-esquerdo Lúcio afirmou que gostaria de atuar com Douglas para ter um companheiro mais próximo para as jogadas, como fazia com Carlos Eduardo, em uma dupla que fez sucesso em 2007. Adilson também elogia o garoto.
– É um grande jogador, se ele jogar e eu for escalado no meio, posso dar segurança atrás para ele avançar – diz.
Adilson lembra que Autuori já surpreendeu ao mexer no time do Grêmio. Por isso, o volante não descarta um surpresa para o Gre-Nal.
– Ele já tirou o capitão do time, já me tirou, acho que ele pode surpreender sim. E ele sabe bem o que faz – destaca.
Na manhã desta sexta o Grêmio treina novamente. É esperado o coletivo da semana, com portões abertos.
CLICESPORTES