| 07/05/2008 21h05min
Após ganhar a quarta-feira de folga, o suíço Roger Federer precisou esperar até o final do dia para saber contra quem disputará as oitavas-de-final do Masters Series de Roma na quinta. Depois de assistir a uma partida bastante equilibrada entre Ivo Karlovic e o italiano Potito Starace, o número um do mundo teve a confirmação de que seu adversário será o croata.
Atualmente na 22ª colocação do ranking de entradas da ATP, Karlovic suou diante de Starace, especialista em saibro. A vitória do croata de 2,08m só veio em pouco mais de 2h34min de atuação e com um placar de 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (5-7) e 7/6 (7-3).
Os dois tenistas já se depararam em cinco oportunidades no circuito profissional, e em todas Federer levou a melhor sobre Karlovic – embora sempre com relativa dificuldade. No segundo semestre de 2007, foram três os confrontos: na segunda rodada do Masters Series do Canadá e nas semis do Torneio da Basiléia (ambos com vitórias por um duplo 7/6) e na segunda fase do Masters de Paris (triunfo por 2 sets a 1, com 6/3, 4/6 e 6/3).
Compatriota de Federer e em ascensão no ranking de entradas da ATP, Stanislas Wawrinka foi o principal motivo de orgulho para o tênis da Suíça nesta quarta-feira. O representante alpino de 22 anos bateu o escocês Andy Murray, cabeça-de-chave 16, por 2 sets a 0 com as parciais de 6/2 e 7/6 (7-5), e também se garantiu nas oitavas-de-final.
O próximo rival de Wawrinka no Masters romano será o espanhol ex-número um do mundo Juan Carlos Ferrero, que também nesta quarta despachou ninguém menos do que Rafael Nadal, que defendia o tricampeonato no Foro Italico.
Em outra partida desta quarta, o espanhol Tommy Robredo, 14º favorito, eliminou o francês Nicolas Mahut por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 7/6 (7-5) e se credenciou para o embate com o russo Nikolay Davydenko, número quatro do mundo e algoz do croata Mario Ancic com duplo 6/2.
GAZETA PRESS