| 07/05/2008 15h20min
No dia em que os top 10 David Ferrer e David Nalbandian foram eliminados em suas estréias no Masters Series de Roma, o tenista mais cotado ao troféu italiano também se despediu sem vencer um jogo. Rei do Saibro, o espanhol Rafael Nadal não resistiu ao compatriota Juan Carlos Ferrero, nesta quarta, sendo derrotado por 2 a 0 e deixou escapar a chance de conquistar mais um tetracampeonato em piso lento. As parciais da partida foram 7/5 e 6/1, em 1h54min de atuação.
Classificado para a terceira rodada, Ferrero aguarda a definição de seu próximo adversário em Roma. O tenista vai encarar o vencedor do embate entre o escocês Andu Murray, 16º cabeça-de-chave, e o suíço Stanislas Wawrinka.
Ferrero também festejou a segunda vitória sobre Nadal em oito jogos do histórico de confrontos entre ambos. O único triunfo conquistado pelo antigo número 1 sobre o atual segundo do ranking havia ocorrido em 2006, nas quartas-de-final do Masters de Cincinnati. Nesta temporada, os dois tenistas haviam se cruzado nas oitavas de Monte Carlo, e o tricampeão de Roland Garros conquistara o triunfo com facilidade: 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/1.
Campeão da edição 2003 de Roland Garros, Ferrero se tornou o quarto tenista em três anos a conseguir bater Nadal em piso lento. Antes do embate desta quarta-feira, apenas o suíço Roger Federer (na final do Masters de Hamburgo-2007), o russo Igor Andreev (nas quartas do Torneio de Valência-2005) e o argentino Gaston Gáudio (também nas quartas em Buenos Aires-2005) haviam obtido tal feito.
Nadal, por sua vez, amargou a primeira derrota da carreira em Roma. O espanhol havia vencido todas as partidas jogadas na competição, desde a estréia em 2005 até a final da edição 2007. Eliminado logo na estréia nesta quarta, Rafael não conseguirá defender o tricampeonato e abrirá caminho para Federer aumentar ainda mais a vantagem na liderança do Ranking de Entradas.
GAZETA PRESS