| 05/04/2008 16h06min
Após 2h25min de partida, a tenista norte-americana Serena Williams conquistou seu quinto título da WTA de Miami ao bater a sérvia Jelena Jankovic por por 2 sets a 1 (6/1, 5/7 e 6/3). A vitória, precedida pelos títulos de 2002, 2003, 2004 e 2007 na competição, iguala Serena em número de títulos no torneio, à alemã Steffi Graf, que sagrou-se campeã da competição também em cinco oportunidades: 1987, 1988, 1994, 1995 e 1996.
Segundo o site Globo Esporte, a partida começou totalmente dominada por Serena Williams, que quebrou duas vezes o saque de Jankovic nas três chances que conquistou. Com muita facilidade, e mostrando determinação e forçando muito o serviço (conseguiu 12 aces, contra apenas um de Jankovic em toda a partida), a americana dominou o primeiro set, vencendo por 6 a 1 sem dar chances à rival sérvia. No segundo set a partida foi mais equilibrada. No 12º game, após intensa troca de vantagens, Jankovic, que vencia por 6 a 5, quebrou o serviço da americana, fazendo 7 a 5 e empatando a partida.
No terceiro e decisivo set, Serena Williams quebrou o saque de Jelena Jankovic no primeiro e no terceiro games, confirmando seu serviço no segundo e no quarto games, mostrando que não estava disposta a abrir mão do pentacampeonato facilmente. Com 4 a 0 no placar do set final, a americana jogava com muita motivação, mesmo após a derrota no set anterior. Já Jankovic errava com freqüência, e não conseguia dar prosseguimento ao seu bom momento do segundo set.
Impecável na devolução de saque, e mantendo a estratégia de atacar o serviço da sérvia, Serena não deu chances à adversária e quebrou novamente o saque de Jankovic no quinto game, fazendo 5 a 0 no terceiro set. Nem mesmo a quebra de saque sofrida no sexto game fez com a americana perdesse a concentração na partida.
Com total apoio da torcida, Serena, que teve seu saque novamente quebrado no oitavo game, recuperou-se na partida e devolveu a quebra no game seguinte, fazendo 6 a 3 e
conquistando o título.