clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 30/05/2011 22h20min

Governador é vaiado por professores em Lages, na Serra catarinense

Professores fizeram manifestação em frente ao centro de eventos onde Colombo receberia homenagem

O governador Raimundo Colombo foi vaiado por professores da rede estadual de ensino, na noite desta segunda-feira, na entrada de um evento em Lages, na Serra catarinense.

Os profissionais da educação fizeram uma manifestação em frente ao centro de eventos onde Colombo foi homenageado com o troféu Orgulho Serrano, ofererecido pela Fundação Carlos Jofre do Amaral a 16 personalidades de destaque na região.

Cerca de 100 professores participaram do ato, que começou em frente a Câmara de Vereadores de Lages no final da tarde. Munidos de apitos e buzinas, os manifestantes carregavam faixas com dizeres como "Serrano que é serrano cumpre a Lei" e "O professor na rua, Colombo a culpa é sua".

Para entrar no local o governador precisou passar entre os manifestantes que o vaiaram. Visivelmente constrangido, ele falou com algumas pessoas e chamou quatro professores para uma conversa que durou cerca de 30 minutos no interior do centro de eventos.

Colombo admitiu que o salário dos professores precisa ser melhorado e disse que o governo vai pagar o piso, mas não o valor pleno, pois este daria um impacto de R$ 108 milhões por mês aos cofres do Estado. O governo pretende pagar o piso, de R$ 1.187, para os professores que ainda não recebem isso no salário base, sem somar os valores dos abonos. Os servidores não aceitam esta proposta, eles querem o valor do piso mais os abonos que já recebem junto com o salário.

Disse ainda, que nesta quarta-feira terá uma audiência com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, para tratar do assunto, em Brasília.

Os professores chegaram por volta das 20h e ficaram cerca de uma hora em frente ao Centro Serra.

Segunda-feira marcada por manifestações

Nesta segunda-feira a greve dos professores estaduais que querem a implementação do Piso Nacional da Categoria, completou 13 dias. Houve manifestações em vários pontos do Estado.

Em Florianópolis, a professora Amanda Gurgel que ficou conhecida depois de fazer um discurso inflamado sobre a educação mostrado ao Brasil por meio do Youtube e do Twitter, deu uma palestra na Praça Tancredo Neves, em frente à Assembleia Legislativa.

No final da tarde os professores fizeram uma passeata que saiu da Praça Tancredo Neves e terminou na Avenida Paulo Fontes, no Centro.




Confira trechos do depoimento da professora Amanda Gurgel em audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte-SC), a adesão à greve em SC está em torno de 92%. Seriam aproximadamente 630 mil estudantes sem aulas.

DIÁRIO CATARINENSE

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.