clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 07/09/2010 09h40min

Sargento acessava dados sigilosos a mando de coronel da BM, afirma advogado

Coronel teria pedido investigação sobre suposta perseguição à governadora

Cid Martins  |  cid.martins@rdgaucha.com.br

O advogado do sargento César Rodrigues de Carvalho, suspeito de acessar dados sigilosos de políticos, jornalistas e policiais, afirmou nesta terça-feira que o PM buscava as informações a mando do tenente-coronel Frederico Bretschneider Filho.

Adriano Marcos dos Santos Pereira disse, em entrevista à Rádio Gaúcha, que Rodrigues foi orientado a pesquisar quantos carros existem registrados em nome do Partido dos Trabalhadores (PT) no Estado, devido à suspeita de que a governadora Yeda Crusius estava sendo seguida. O advogado também justificou o livre acesso do suspeito ao sistema de consultas integradas:

— A senha master foi concedida ao Rodrigues pelo secretário da Segurança Pública para ele exercer o papel de inteligência. O Rodrigues participou ativamente das principais operações policiais que ocorreram no Rio Grande do Sul — explicou.

O advogado afirma que o acesso do sargento às informações não prejudicava investigações policiais. Sobre a suspeita de que Rodrigues recebia propina de proprietários de bingos em Canoas, Pereira explicou que o policial militar teria participado de uma operação para fechar casas de jogos no município, o que teria desagradado os donos.

César Rodrigues presta depoimento no Ministério Público nesta semana. Ele está preso na sede do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar (BOE). O advogado do suspeito pediu a revogação da prisão na 3ª Vara Criminal de Canoas e deve ingressar com pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça ainda nesta terça-feira.

Leia mais:

> Sargento da BM é preso suspeito de extorsão a bingos e acesso a dados sigilosos

> Sargento suspeito de extorsão ganhou promoção três dias antes de ser preso

> Sargento acessava fotos de filhos de deputados e desembargadora, diz promotor

> Sistema com dados sigilosos é acessado por 49 órgãos, diz secretário de Segurança do RS

> "O sargento é peça de uma engrenagem", diz promotor que investiga espionagem na Casa Militar

RÁDIO GAÚCHA
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.