clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Conteúdo: cinzasnors  | 03/07/2011 13h20min

Cinzas vulcânicas estão sobre o RS, mas com baixa densidade

Depois de provocar o cancelamento de voos na sexta-feira e no sábado, nuvem não afeta tráfego aéreo neste domingo

Atualizada às 14h02min

Imagem de satélite das 10h deste domingo mostra a presença de cinzas do vulcão chileno Puyehue no sul e oeste do Estado (nuvem avermelhada). Conforme a meteorologista Estael Sias, porém, a nuvem está pouco concentrada.

— Como o tom de cor é fraco em contraste com o que era registrado antes pode-se concluir que as cinzas estão com baixa densidade sobre o território gaúcho. Esta nuvem é bem mais fraca, por exemplo, do que aquela que atuava ontem e na sexta-feira na região de Buenos Aires — compara Estael.

Segundo ela, como a camada está muito tênue, e a cerca de 5 a 6 quilômetros de altura, é improvável que seja percebida visualmente da superfície.

— Ontem (sábado) tivemos o registro de uma névoa seca em Uruguaiana. Essa visibilidade menos nítida no horizonte pode acontecer, mas de forma muito sutil.

A tendência, de acordo com Estael, é que a nuvem continue a se dissipar.

— O mesmo vento sul que mantém o frio nos próximos dias pode espalhar as cinzas ainda mais pelo território gaúcho, mas à medida que a nuvem se espalha fica cada vez mais fraca.

A nuvem atingiu o Rio Grande do Sul na madrugada deste sábado, mas antes disso provocou o cancelamento de pelo menos 13 voos no Aeroporto Salgado Filho na sexta-feira, afetados pela atuação das cinzas na rota dos aeroportos do Uruguai e da Argentina. Outros dois voos foram cancelados na manhã de sábado por causa das cinzas. Neste domingo a situação do tráfego aéreo em Porto Alegre é tranquila, e toda as operações ocorrem normalmente, de acordo com a Infraero.


>>> Entenda o perigo das cinzas para os aviões:


>>> Conheça o vulcão chileno Puyehue:

ZERO HORA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.