Reduzir o número de mortes, sobretudo de jovens em situação de vulnerabilidade social, provocadas por homicídios, especialmente os relacionados ao tráfico e consumo de drogas.
Reduzir a violência no trânsito para minimizar o número de mortes, principalmente por meio de suas principais causas, que são o consumo de álcool e a alta velocidade.
Reduzir a incidência de “crimes de rua” como roubos, furtos, comércio ilegal de drogas, pichação, vandalismo, agressões e outros.
Reduzir a violência sexual, física e moral contra mulheres, crianças e adolescentes.
Articular os diversos níveis do poder público, setores e sociedade civil visando o intercâmbio de informações, a integração de ações e o monitoramento da realidade local para melhoria da segurança.
Reduzir a necessidade de deslocamentos urbanos por meio da centralização de serviços básicos, das atividades econômicas e de outras opções urbanas.
Diversificar a matriz de transporte, por meio da integração local e com a região metropolitana, priorizando o transporte ativo (bicicleta e caminhadas) e os coletivos, com qualidade e preços acessíveis.
Contribuir para a qualificação do sistema de mobilidade urbana, estimulando a redução de impactos ambientais pelo uso de energias limpas, da emissão de CO² e poluição sonora.
Criar condições de acessibilidade para utilização com segurança de calçadas, vias, praças, escolas, hospitais, cinemas, das edificações e dos serviços de transporte por pessoas com deficiência.
Desenvolver capacidade técnica e política para diagnósticos, estudos, proposições e mobilização de recursos para políticas de mobilidade em âmbito metropolitano.
Reduzir as taxas de morbidade e mortalidade prematura provocada por acidentes de transporte e homicídios.
Reduzir as taxas de morbimortalidade, em especial para pessoas na terceira idade, provocadas por doenças crônicodegenerativas: câncer, doenças cardiovasculares e diabetes.
Aprimorar os sistemas de atenção básica, média e alta complexidade para que todo cidadão tenha acesso contínuo e com qualidade aos serviços de saúde:
Oferecer atendimento educativo integral para atender à demanda de 0 a 3 anos, com prioridade em áreas de vulnerabilidade social.
Melhorar a qualidade da educação, indicado pela elevação do IDEB, em todas as escolas do ensino fundamental da cidade, prioritariamente aquelas de baixo desempenho.
Atrair e apoiar jovens de 15 a 19 anos de baixa renda a concluírem o ensino médio, oferecendo opções de ensino integral e formação profissional qualificadas, orientado para oportunidades de trabalho nos setores econômicos que contribuam para a sustentabilidade de Florianópolis (indústria de tecnologia, turismo e outros).
Elaborar uma visão de cidade sustentável, integrada com a região metropolitana, considerando as características geográficas, a vocação da Ilha para inovação científica e tecnológica, marítima, turismo e serviços públicos.
Priorizar ações públicas que atendam às demandas urgentes da cidade relativas a:
Atuar para aprovar e implementar um plano diretor participativo e garantir a existência de uma organização de planejamento urbano para implementá-lo.
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