WTTC | 11/05/2009 22h34min
Não são apenas melhorias temporárias que integram o rol de modificações feitas por ocasião da vinda do Conselho Mundial de Viagem e Turismo a Florianópolis.
Muitas das ações voltadas para a organização e embelezamento de Florianópolis ficarão para benefício da cidade. Um dos principais é o Pavilhão Tuguá, investimento privado de R$ 3 milhões, bancado pelo Costão do Santinho Resort, onde será realizado o evento. O espaço, com 1,8 mil metros quadrados e capacidade para 3 mil pessoas, é versátil e pode abrigar desde congressos e festas a shows musicais.
Um Conselho Consultivo, que uniu 52 entidades empresariais e trades turísticos organizados em quatro câmaras temáticas, identificou os principais problemas da cidade e sugeriu soluções. Assim, os órgãos públicos responsáveis, em uma espécie de mutirão entre administrações estadual e municipal encaminhou as modificações que poderão ser vistas a partir de amanhã na cidade.
Algumas das principais
mudanças foram feitas no Norte da Ilha, onde
o evento se realiza. Uma obra de R$ 1,5 milhão está sendo finalizada na Estrada Vereador Onildo Lemos, acesso principal à Praia do Santinho.
— A avenida está sendo toda revitalizada, com colocação de asfalto, passeio, ciclovia e inclusão de cinco recuos para a parada dos ônibus, que facilitam o trânsito — ressalta o Secretário de Urbanismo e Serviços Públicos (SUSP) de Florianópolis, José Carlos Rauen.
O recapeamento da Avenida Beira-Mar Norte, a arborização da Via Expressa Sul, um mutirão de limpeza das praças, vias e sarjetas e a retirada de todas as placas irregulares da cidade, o que será feito a partir de amanhã, estão entre as ações programadas, que incluem ainda a reparação na iluminação da cidade. Outra medida que fica para embelezar a Capital é a iluminação das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, que ganharão tom de azul a partir de quinta-feira.
— Estamos utilizando a mesma tecnologia utilizada nas construções históricas
europeias. A iluminação será indireta e
instalada nos pilares das pontes — diz Rauen.
Outras melhorias podem surgir depois da realização do evento.
— Durante o evento também estaremos captando recursos para um projeto de revitalização do centro histórico de Florianópolis.
DIÁRIO CATARINENSE
Quê investimentos?? Apenas engorda a carteira dos de sempre: Anitas, Fernandos (aquele do Costao e da Polícia Federal), Gilmares, Jeanines e outros safados que, com o aval do governador, manipulam os fundos estaduais e distribuem o dinheiro público para os amigos de sempre. Esse Congresso do WTTC foi um engodo pago com o nosso dinheiro. Fora corruptos!! Quê investimentos?? Apenas engorda a carteira dos de sempre: Anitas, Fernandos (aquele do Costao e da Polícia Federal), Gilmares, Jeanines e outros safados que, com o aval do governador, manipulam os fundos estaduais e distribuem o dinheiro público para os amigos de sempre. Esse Congresso do WTTC foi um engodo pago com o nosso dinheiro. F
Os comentários do presidente Lula são paradoxais. Esperamos que, depois da realização desse importante fórum, o denominado "trade" turístico nacional (especialmente o catarinense) possa ter absorvido alguns ensinamentos e princípios básicos para o desenvolvimento ordenado da atividade turística. Várias experiências de sucesso foram apresentadas no decorrer do congresso. O Sistema Turístico é complexo, e não é composto apenas pelos atrativos do local. Temos que lembrar que outros subsistemas (a infraestrutura - ainda precária - os equipamentos e instalações e a superestrutura turística - da mesma forma deficiente) interatuantes e inter-relacionados é que determinam a qualidade do produto turístico de uma destinação, favorecendo a atração de uma demanda mais qualificada e promovendo o desenvolvimento ordenado da região ou país. Apenas divulgar os atrativos naturais disponíveis (o que mais se faz) sem se preocupar em dotar o estado (e os municípios com potencial turístico) de melhor infraestrutura, de melhores equipamentos, de um planejamento e gestão profissional e especializada, de atenção particular aos reais preceitos da sustentabilidade pode configurar a propaganda enganosa do produto ofertado à demanda turística. Consequentemente, continuaremos a receber turistas em massa (somente nos meses de verão), que gastam somente USD 30,00 por dia, o que, convenhamos, é muito pouco para quem tem a pretensão de se consagrar como destino internacional!
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