Conteúdo: wttc | 14/05/2009 21h36min
Começou oficialmente nesta quinta-feira o 9º Congresso Mundial de Viagem e Turismo (WTTC), em Florianópolis. Realizado pela primeira vez em um país do Hemisfério Sul, o WTTC reúne os maiores empresários do turismo do mundo.
Na cerimônia de abertura, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva salientou as ações do governo federal para fomentar o turismo no Brasil:
— Entendemos que o turismo é uma indústria do desenvolvimento cultural e econômico, além de gerador de empregos e distribuidor de renda.
Lula também disse que estuda uma política para estimular a aviação regional. Segundo ele, um dos objetivos é criar rotas para o interior do país.
— Se as empresas grandes querem ganhar dinheiro fazendo voos de capital a capital é um direito delas. Mas o Estado brasileiro precisa garantir que uma cidade média possa ter um pequeno voo para outra cidade média — disse.
O presidente executivo do WTTC, Jean-Claude
Baumgarten, agradeceu as autoridades brasileiras pelo apoio recebido no
país. Segundo ele, os integrantes do WTTC tentam há anos convencer os governantes da importância do turismo para a economia global, mas no Brasil não foi necessário tal esforço. Baumgarten disse que o Brasil sabe, exatamente, a importância do setor.
Discursaram ainda na cerimônia de abertura o presidente do Conselho Consultivo do WTTC, Geoffrey Kent; o ministro do Turismo, Luiz Eduardo Barreto; o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira; e o prefeito de Florianópolis, Dário Berger.
Um dos pontos negativos da cerimônia foram os longos discursos das autoridades brasileiras. O início do evento atrasou em mais de uma hora e, ainda assim, os governantes não perderam a oportunidade de fazer seus discursos políticos. O desconforto entre o público presente foi visível.
O turismo em Santa Catarina
Entre os destaques na abertura do evento está também o resultado de uma pesquisa realizada pelo WTTC
em Santa Catarina. Segundo o estudo, o setor de viagem e
turismo deve dobrar em Santa Catarina nos próximos 10 anos. Atualmente, o setor é responsável por 12,5% do PIB local, o que equivale a US$ 6,4 bilhões, e deve crescer 4,5% ao ano, chegando a uma fatia de US$ bilhões do PIB em 2019.
Assista à reportagem no site da RBS TV
Não existe nada mais sem fundamento do que esse tal de discurso de político. Eles ão desconfiam o quanto são incovenientes e ficam feios tentando levar vantagem em tudo. COITADOS!
As questões do TURISMO não podem ficar só no discurso. Temos que avançar na prática. Isso leva em consideração toda melhoria na malha viária, começando pela manutenção das rodovias e concluindo a pavimentação das já iniciadas. Além disso, tem muita coisa para ser feito em termos de estradas estaduais. O governo precisa acordar e ver que a criação dessas dezenas de secretarias regionais poucos benefícios trouxe nesse sentido. Pelo contrário. Está consumindo milhões que poderiam ser aplicados em melhorias para a população. Cuidado. Muita politicagem e pouca ação.
Em discurso, presidente Lula detacou a importância do turismo como uma indústria do desenvolvimento cultural e econômico
Foto:
Diego Redel
/
clicRBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.