WTTC | 15/05/2009 11h57min
A indústria do turismo catarinense representa 12,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, o equivalente a US$ 6,4 bilhões, e deve dobrar de tamanho nos próximos 10 anos. Essa é a principal constatação do estudo sobre o impacto econômico do setor, apresentado pelo Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC) na abertura do congresso, nesta quinta-feira.
O relatório aponta que o segmento gera 500 mil empregos no Estado, 11,9% do total, e que este número deve chegar a 696 mil em 2019.
O relatório, que custou US$ 200 mil e foi bancado por patrocinadores, será um importante argumento na hora em que o Estado tratar com investidores internacionais ou discutir infraestrutura com o poder público. A metodologia utilizada é a aplicada pela Oxford Economics.
O presidente do WTTC, Jean-Claude Baumgarten, enfatizou que, apesar do potencial indiscutível, grande parte da região ainda é inexplorada.
— Santa Catarina deve ser um dos
maiores segredos turísticos, porque poucas pessoas
fora da América Latina, e até mesmo do Brasil, sabem da sua incrível diversidade de paisagens, culturas e pessoas — observou.
Geoffrey Kent, chairman do WTTC e presidente e CEO da Abercrombie & Kent, grupo voltado ao turismo de luxo, explicou que é a primeira vez que a entidade, em parceria com a Oxford Economics, mede a contribuição do turismo para um único Estado do Brasil ou da América Latina.
— Apesar de a previsão ser positiva, temos muito a fazer. A concorrência internacional é acirrada, portanto todas as partes interessadas deverão fazer um esforço conjunto para chegar a esse cenário — alertou Baumgarten.
Para o presidente do WTTC, o governo e os parceiros públicos e privados devem garantir que o desenvolvimento do setor turístico seja sustentável, atingindo um equilíbrio saudável entre as necessidades empresariais, a proteção de recursos naturais e o bem-estar da população.
— Esperamos que o
relatório seja o catalisador para incentivar a
indústria e o governo a trabalharem em conjunto para garantir as condições necessárias para atingir esse cenário.
Necessidade de investimentos
No relatório, o WTTC destaca o fato de que Santa Catarina é conhecida principalmente por suas praias. Mas a região também conta com outras atrações que podem ter o mesmo apelo. Segundo o documento, o governo do Estado precisa melhorar a educação, avançar a prosperidade econômica, criar oportunidades inovadoras e manter um ambiente seguro e saudável.
Em termos de potencial de investimento, nos últimos 20 anos o desenvolvimento do turismo do Estado foi principalmente direcionado para o mercado doméstico. Países vizinhos e de outras regiões da América do Sul buscam os mesmos produtos: acomodação simples para relaxar nas praias. Isso mostra que houve pouca necessidade de investimento em produtos e serviços mais sofisticados.
— Este cenário deve mudar se SC
decidir concentrar seus esforços na captação de recursos
internacionais — disse Geoffrey Kent.
Em 2008, mais de 590 mil pessoas participaram da Oktoberfest, um dos eventos mais populares do Brasil
Foto:
Eraldo Schnaider, Especial
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