| hmin
Câmeras de segurança gravaram imagens de um militante suicida pouco antes de uma das duas explosões contra sinagogas de Istambul no sábado, dia 15, que causaram a morte de 23 pessoas e deixaram 300 feridas. O ministro do Interior da Turquia, Abdulkadir Aksu, revelou ao jornal Vatan que um dos terroristas, na sinagoga Neve Shalom, pode ser visto dentro de um carro em um filme gravado por câmeras de segurança antes da explosão.
– Mas a imagem não é clara. Estamos tentando melhorá-la a fim de fazermos uma identificação – disse.
Um jornal árabe informou no domingo que uma unidade da rede Al-Qaeda assumiu a responsabilidade pelos dois atentados em Istambul e prometeu novas investidas contra países do Ocidente, entre eles Grã-Bretanha, Itália, Austrália e Japão.
Os ataques provocaram nervosismo nos mercados financeiros do mundo na segunda, dia 17, que temem uma nova onda de ataques de militantes islâmicos. O governador de Istambul, Muammer Guler, afirmou que as investigações sobre os dois carros-bomba que também feriram 300 pessoas, entre muçulmanos e judeus, estão avançando.
A agência de notícias Anatolia, semi-oficial, afirmou que a polícia deteve um suspeito na cidade de Bingol, no leste do país, que seria o proprietário das duas caminhonetes usadas nos atentados.
Os carros-bomba estavam carregados com 400 quilos de explosivo, uma mistura de sulfato de amônia, nitrato e gasolina colocada em recipientes de plástico. As três substâncias podem ser compradas facilmente.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.