| 16/11/2003 16h52min
O papa João Paulo II condenou os recentes ataques na Turquia e no Iraque, classificando-os como "atos de terrorismo". Ele também criticou Israel por construir um barreira que penetra nos territórios ocupados.
Falando neste domingo, dia 16, durante seu pronunciamento do meio-dia, o papa exortou um fim à espiral de ataques e represálias no Oriente Médio. Ao menos 22 pessoas morreram depois que carros-bomba explodiram neste sábado, dia 15, perto de duas sinagogas em Istambul, e 19 italianos foram mortos na quarta, dia 12, no Iraque, após um ataque suicida contra uma base militar.
O papa pediu a israelenses e palestinos para renovar seus esforços destinados às negociações de paz e criticou Israel por construir a barreira. O Estado judaico afirma que ela serve para protegê-lo de ataques suicidas de palestinos.
– De fato, a Terra Santa não precisa de muros, e sim pontes – afirmou o papa em seus primeiros comentários sobre a controversa obra.
Com informações da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.