Emergência em SC | 15/04/2009 08h27min
A prefeitura de Blumenau, no Vale do Itajaí, anunciou nesta quarta-feira que deve finalizar até sexta o processo de compra de terrenos para a construção de pelo menos mil moradias para as famílias atingidas pela enchente em novembro do ano passado na cidade.
Ao todo, 10 áreas nas regiões Sul e Norte da cidade estão sendo adquiridas para a instalação das novas casas. O início das obras está previsto para o mês de maio.
Segundo o secretário de Habitação do município, Álvaro Pinheiro, pelo menos 300 famílias ainda vivem em moradias provisórias, além de outras que se mudaram para imóveis alugados ou estão morando com amigos e parentes.
A escolha dos terrenos foi determinada pela infraestrutura disponível na região, segundo Pinheiro.
— Tivemos a preocupação de não criar uma superpopulação em determinadas áreas. Verificamos se existem creches, escolas, postos de saúde e o transporte coletivo é suficiente para atender a
nova demanda — explica o secretário.
Ele ressalta que a prefeitura trabalha, desde que recebeu R$ 8 milhões em recursos da Defesa Civil, na definição dos terrenos onde serão instaladas as novas casas.
Defesa Civil tenta agilizar recursos
Na terça-feira, o diretor da Defesa Civil de Santa Catarina, Márcio Luiz Alves, participou de uma reunião em Brasília (DF) com integrantes da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, para discutir o cronograma de liberação de recursos federais aos municípios em situação de emergência ou estado de calamidade em função das fortes chuvas de novembro de 2008.
O catarinense defendeu mudanças na legislação que regula a liberação de recursos para as cidades atingidas por desastres.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.