Emergência em SC | 08/04/2009 23h41min
A prefeitura de Blumenau pretende oficializar até esta quinta-feira a compra dos oito terrenos que abrigarão as primeiras moradias definitivas para famílias atingidas pela tragédia de novembro. As áreas foram avaliadas e aprovadas por uma comissão técnica e serão adquiridas nos bairros Passo Manso, Itoupava Central, Itoupavazinha, Vorstadt e Distrito do Garcia.
Apesar da localização e do tamanho dos terrenos não ter sido divulgado, a Secretaria de Regularização Fundiária e Habitação afirma que a maioria das casas será levantada na região Sul da cidade, a mais afetada por deslizamentos.
Os terrenos serão comprados com R$ 8,2 milhões do Fundo Estadual de Defesa Civil. Ainda não há data, no entanto, para as casas começarem a ser erguidas, pois o município ainda busca parcerias e verbas da União e do Estado para viabilizar as construções. A meta de construir mil moradias até o final do ano permanece.
— O grande desafio vai estar na busca de recursos
para a construção das casas, já que
não temos sinalização ainda dos governos estadual e federal. Só o valor das 5 mil casas previstas chega a R$ 200 milhões, sem considerar o valor da infraestrutura dos entornos, como creches e postos de saúde — afirma o prefeito João Paulo Kleinübing.
Cohab sinaliza com construção de moradias
Segundo o secretário de Regularização Fundiária e Habitação, Álvaro Pinheiro, enquanto o pedido de verbas não sai do papel, parcerias já estão sendo fechadas com a Companhia de Habitação do Estado (Cohab) e a iniciativa privada. A Cohab sinalizou a construção de 160 casas até o final do ano, com recursos próprios. Outras 100 casas de madeira devem ser doadas por um instituto privado.
Os critérios para selecionar as primeiras famílias que receberão as casas devem ser divulgados em breve, segundo Pinheiro. Profissionais de assistência social, junto às secretarias de Habitação e de Assistência Social, da Criança e Adolescentes, estão
definindo como será feita a seleção.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.