Emergência em SC | 14/04/2009 00h58min
Moradores das áreas de risco da região Sul de Blumenau, a mais afetada pela enchente de novembro, serão as primeiras a receber da Defesa Civil laudo sobre as condições para retornar ao lar.
A entrega das avaliações será feita às famílias, a partir da próxima semana, em local a ser definido pela prefeitura, avisa o coordenador da Defesa Civil do município, general Jairo César Nass. Será montada uma estrutura especial para atendimento.
O documento informará ao dono do imóvel se há condições de segurança para que ele volte para casa. Em alguns casos, a família terá de fazer reparos como drenagem ou construção de muros para reocupar a casa. Estas obras terão de ser custeadas pelo dono do imóvel, informa o coordenador da Defesa Civil.
Os laudos estão sendo emitidos por equipes de especialistas em Geologia e Engenharia Civil da UFSC, IBGE e Furb. Como as equipes são formadas de acordo com a disponibilidade dos profissionais, não há prazo para o trabalho
ser concluído.
As equipes
começaram as avaliações há três semanas, pela região Sul, que compreende todo o Distrito do Garcia. Os laudos serão entregues às famílias a medida que forem repassados pelos técnicos ao município.
Análise será feita em 79 áreas de Blumenau
Serão avaliadas ruas de 79 bairros de Blumenau, especificadas em novo decreto municipal sobre áreas de risco, assinado semana passada pelo prefeito João Paulo Kleinübing. Segundo Nass, o documento é uma reedição de decreto municipal anterior, que apontava quais terrenos deveriam ficar desocupados e também embargados para obras de 7 de janeiro a 7 de abril.
Este novo documento, ao contrário do anterior, vale por tempo indeterminado. Ele prevê que os imóveis localizados em zonas de perigo só poderão ser reocupados com parecer técnico da Defesa Civil do município.
Também continuam proibidas, nas 79 áreas, construções e reformas — sob pena de demolição —, remoção de
entulhos e barreiras, obras de terraplenagem, exceto quando
executadas pelo município e novas ligações ou religações de fornecimento de energia elétrica e abastecimento de água.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.