Notícias

 | 02/08/2006 11h03min

Matriz tributária é o eixo principal de Olívio Dutra

Candidato petista concedeu entrevista ao programa Polêmica

O candidato da Frente Popular (PCdoB, PT) ao governo do Estado, Olívio Dutra, considera a matriz tributária o eixo principal de um governo sólido. Segundo o ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-prefeito de Porto Alegre, reduzir a renúncia fiscal, acabar com as anistias e ter administração eficiente na área da Fazenda são pontos básicos para futuros investimentos em educação, segurança e geração de emprego.

Em relação a atual crise financeira do Estado, Olívio criticou concessões fiscais feitas pelo atual governo, o que, segundo o petista, desconsidera o bom contribuinte. E prometeu tratar sobre o pagamento da dívida com a União.

– Vamos trabalhar o pagamento da dívida, mas preocupados com a qualidade de vida do povo. Não deixando de investir nos pequenos empresários, nas atividades de capacitação e de desenvolvimento tecnológico - disse Olívio em entrevista concedida nesta manhã ao programa Polêmica, da Rádio Gaúcha.

Sobre o Banrisul, Olívio disse que o banco é peça fundamental para o financiamento descentralizado do Estado. O petista acredita que a instituição deve continuar pública e atuar com eficiência, visando a lucratividade.

– O Banrisul jamais pode deixar de ser um banco público, mas tem que continuar moderno para competir com bancos privados – avaliou.

Olívio também aproveitou o espaço para ressaltar pontos que considerou positivo em seu mandato à frente do Executivo estadual (1999-2002). Afirmou que o PIB gaúcho cresceu 12,9% no período, cerca de 4% acima da média nacional, segundo o candidato. E que o setor coureiro-calçadista, que, na opinião de Olívio estava "destroçado" em 1999, obteve recuperação de mais de 30 mil empregos.

Para a área da segurança, setor que foi alvo de muita polêmica durante seu governo, sob comando do então secretário José Paulo Bisol, Olívio defendeu uma articulação dos setores de segurança – Brigada Militar, Polícia Civil e sistema prisional com a Polícia Federal e o Sistema Nacional de Segurança Pública. O petista também considera que o Estado necessita de segurança mais ostensiva, com uma presença "melhor articulada" dos policiais nas ruas.

E em relação à saúde, Olívio quer fortalecer programas que atribui à Frente Popular:

– Vamos retomar e fortalecer o programa da Frente Popular de municipalização solidária da saúde, além de ampliar as equipes do programa de saúde da família.

A redução da auto-medicação, que considera um perigo, e a garantia da provisão regular para aqueles que precisam de medicação especial foram outros pontos abordados pelo petista. Olívio ainda afirmou que o atual governo está investindo abaixo do que diz as constituições federal e Estadual prevêem para a área da saúde.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.