Notícias

 | 09/07/2006 13h17min

Federer ganha final masculina em Wimbledon

Suíço alcança o tetracampeonato no torneio

O tenista Roger Federer venceu o espanhol Rafael Nadal na final de Wimbledon, por  3 sets a 1, com parciais 6-0, 7-6 (5), 6-7 (2), 6-3. Esse é o quarto título consecutivo do suíço neste torneio e oitavo do Grand Slam.

A partida durou 2 horas e 50 minutos. Com a vitória, Federer iguala a marca do americano Pete Sampras e do sueco Bjorn Borg, únicos tenistas a vencerem quatro vezes consecutivas no All England Club após a Primeira Guerra Mundial, embora o último ainda tenha conquistado outro título depois.

Mas Federer, que levou seu oitavo título de torneios do Grand Slam e obteve sua vitória de número 48 na grama, não foi capaz de igualar Borg na edição de 1976, em que venceu sem perder um set.

O número um do mundo mandou na primeira parcial. Após perder o ponto inicial da partida com seu saque, ele mostrou todo o repertório de jogadas que o levou ao topo do tênis masculino.

Com a elegância que acompanha todos seus golpes, o número um do mundo obteve um aproveitamento arrasador pontos com seu primeiro serviço – 93% – e, sem cometer uma dupla falta, despachou o espanhol em 24 minutos.

O único jogador a ter vencido Nadal por 6 a 0 em torneios da ATP foi o argentino Guillermo Coria, que conseguiu o placar na decisão do Masters Series de Monte Carlo em 1995.

Atordoado no começo do jogo, Nadal pareceu acordar no decorrer da partida. Ele começou a mostrar mais consistência e bater mais no fundo, além de responder melhor ao saque do suíço – uma prova disso foi a quebra conseguida no primeiro game.

Mas a pequena vantagem não foi suficiente para o espanhol, que deixou Federer encostar e empatar o set em 5 a 5, para depois ir ao tie-break. No desempate, Nadal chegou a estar vencendo por 3 a 0, permitiu a virada de Federer e encostou de novo, mas caiu por 7 a 5.

Os jogadores mantiveram o equilíbrio no terceiro set, em que Nadal chegou a ter uma vantagem de 4 a 3. Federer, subindo mais à rede, empatou em 4 a 4. Mais uma vez, a parcial teve de ser decidida no tie-break. E Nadal foi arrasador, conseguindo cinco pontos de vantagem sobre o suíço para levar o set, vencido por 7 a 2.

O início do quarto set foi marcado pelos erros não forçados de Federer. Mas não deu para Nadal, que teve seu saque quebrado duas vezes e perdeu por 6 a 3, vendo seu principal adversário no circuito sagrar-se campeão na grama de Wimbledon pela quarta vez consecutiva.

AGÊNCIAS AP E EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.