Notícias

 | 07/07/2006 18h17min

Federer e Nadal decidem final na grama de Wimbledon

Esta é a quarta final entre os dois tenistas em 2006

Pela quarta vez em 2006, os fãs do tênis terão a chance de assistir ao confronto entre os dois maiores tenistas da atualidade, no próximo domingo, dia 9. O suíço Roger Federer, número um do mundo, e o espanhol Rafael Nadal, número dois, estarão frente a frente na final do torneio de Wimbledon, terceiro Grand Slam da temporada.

Federer foi o primeiro a garantir a vaga na decisão ao arrasar o sueco Jonas Bjorkman apenas um pouco mais de uma hora. O veterano de 34 anos sucumbiu por 3 sets a 0, com fáceis 6/2, 6/0 e 6/2.

Já Nadal encontrou um pouco mais de resistência de seu adversário nas semifinais, o cipriota Marcos Baghdatis. Porém, o espanhol, que nunca havia chegado a uma final de torneio na grama, fechou o jogo por 3 sets a 0, parciais de 6/1, 7/5 e 6/3.

Para o suíço, o confronto é a chance de vingar as três derrotas, nas três últimas partidas disputadas entre eles. As finais de Roland Garros e dos Masters Series de Monte Carlo e Roma, todas no saibro. Federer vai tentar diminuir a grande desvantagem que tem no confronto direto com o tenista de 20 anos: 6 a 1.

Rivalidade a parte, vários recordes estão em jogo na decisão de Wimbledon. Se vencer no domingo, Federer será apenas o terceiro tenista na “Era Aberta” (a partir de 1968) a vencer o torneio por quarto vezes seguidas, juntando-se ao norte-americano Pete Sampras (1997 a 2000) e ao sueco Bjorn Borg, que venceu cinco títulos entre 1976 e 1980.

A vitória desta sexta, a 47ª seguida na grama, mais um recorde, serviu para que ele melhorasse ainda mais suas impressionantes marcas no circuito, e Federer é agora o primeiro tenista a chegar a quinta final consecutiva em Grand Slam.

Ele iniciou a série com o título de Wimbledon do ano passado, quando derrotou Andy Roddick na decisão. Em seguida, esteve nas finais do Aberto dos EUA, já neste ano, no Aberto da Austrália, vencendo todos e perdeu a decisão de Roland Garros para Rafael Nadal.

Nadal também pode ir ainda mais longe no domingo. Se vencer, será o primeiro tenista desde Bjorn Borg a faturar os dois Grand Slam no mesmo ano. O sueco conseguiu isso em 1980. Ele também já repete Andre Agassi em 1999, último jogador a vencer Roland Garros e chegar à decisão do torneio inglês de forma consecutiva.

Se levantar a taça no jogo do domingo, o tenista de 20 anos dará a Espanha sua segunda conquista na competição. A outra veio há exatos 40 anos, com Manuel Santana.

GAZETA PRESS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.