Notícias

 | 20/06/2006 17h50min

Lula lança pedra fundamental de usina de biodiesel no RS

Presidente participou de solenidade em Passo Fundo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na tarde desta terça, dia 20, do lançamento da pedra fundamental da usina de biodiesel BSBios em Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul. A unidade deve ser a primeira a entrar em funcionamento no Estado para a produção de óleo combustível a partir de espécies vegetais.

Usando capacetes de obra e munidos com pás, o presidente Lula e o governador gaúcho, Germano Rigotto, preencheram com cimento a primeira viga de concreto da BSBios antes de descerrar a placa de inauguração do emprendimento. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherm Cassel, também participaram da solenidade.

Dilma destacou a importância dos investimentos brasileiros em biodiesel diante de um cenário mundial de crise do petróleo.

– Nós queremos disputar esse mercado internacional (de energia), e isso transformará esse programa de biodiesel numa das grandes alavancas de desenvolvimento econômico e social do Brasil nas próximas décadas.

O presidente Lula destacou a o potencial brasileiro para a produção de energias alternativas, lembrando que a BSBios já nasce como a maior usina de biodiesel da América do Sul.

– Ninguém no mundo tem capacidade de competir com o Brasil em se tratando de combustível renovável.

Lula comentou a situação de crise enfrentada pelo setor agrícola, e destacou que é preciso lembrar que a agricultura é uma atividade cíclica.

– Acho que essa crise é temporária. Não acredito que um Estado com mão-de-obra tão qualificada como na indústria de máquinas, por exemplo, vá deixar de produzir porque os agricultores tiveram problemas e não renovaram suas máquinas. Acredito que o Rio Grande do Sul vai se recuperar. Como Deus é gaúcho, como diz a música, as nuvens já estão se preparando para chover, e a situação vai melhorar – brincou.

Em seu discurso o presidente afirmou que o Programa Nacional de Biodiesel terá uma repercussão ainda maior do que o Pró-Álcool, que permitiu o crescimento do plantio e processamento de cana-de-açúcar e hoje coloca o Brasil em posição de destaque na produção de etanol.

A preparação do terreno para instalação da BSBios teve início em abril, após a liberação de licença ambiental e de recursos do governo federal. O investimento, estimado em R$ 40 milhões, deve gerar 120 empregos diretos e produzir 100 milhões de litros de biodiesel por ano a partir de 2007, suficientes para suprir 2% da demanda do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O diretor vice-presidente da CaixaRS, Rogério Augusto de Wallau, informou que para atrair investimentos para o Rio Grande do Sul o governo do Estado aprovou a isenção de ICMS para toda a cadeia produtiva de biodiesel – o produto será taxado apenas na venda ao consumidor. Em troca de incentivos fiscais a empresa se comprometeu a adquirir pelo menos 30% da matéria prima – especialmente soja – de pequenos produtores da região de Passo Fundo.

Um grupo de agricultores organizou uma manifestação silenciosa para protestar contra a falta de apoio do governo federal ao setor agrícola. Os produtores receberam Lula com faixas e cartazes pedindo a liberação de recursos e a renegociação de dívidas.

LENARA LONDERO
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.