| 16/06/2006 14h39min
Em Rosário do Sul os efeitos da onda do biodiesel já são sentidos. Representante da Brasil Ecodiesel, que instalará uma usina no município, a empresa Arbi fez contrato com 80 famílias de agricultores da região para compra de mamona.
Forneceu sementes, adubo, calcário, assistência técnica e garantia de compra da colheita. No total, foram plantados 350 hectares de mamona divididos em três áreas. A expectativa é colher 450 toneladas este ano.
– Este projeto nasceu a partir de consecutivas safras frustradas de soja – comenta Rogério Peres, um dos representantes da Arbi.
Na mesma região outros 60 produtores formaram um condomínio e também resolveram investir na mamona, plantando 210 hectares da cultura. Segundo Romeu Andreazza, um dos participantes do grupo, a mamona é de fácil cultivo e pode garantir lucro de R$ 1 mil por hectare ao agricultor.
Embora recomende cautela no cultivo de novas culturas, o engenheiro agrônomo Rafael da Silva Pinto, que acompanha a produção no município, confia na iniciativa.
– Acho que temos de ter um espírito empreendedor, devemos acreditar nesta alternativa que, com certeza, é o futuro – afirma o agrônomo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.