Notícias

 |  hmin

Planalto tenta impedir depoimento de Meirelles

Aliados de Lula no Senado pedem investigação de vazamento de informações

Na véspera da reunião da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado que irá analisar um convite aos presidentes do Banco Central, Henrique Meirelles, e do Banco do Brasil, Cássio Casseb, para depor, o governo redobrou os esforços para evitar um confronto dos dois com a oposição no Congresso. Eles já receberam convite da Comissão de Fiscalização e Controle.

Na mira dos governistas está o presidente da CPI do Banestado, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT). O tucano é apontado por petistas como suspeito de ter divulgado as informações fiscais de Meirelles e de Casseb. Numa ação articulada pelos líderes do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), e do PT, Ideli Salvatti (SC), o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) deverá apresentar nesta terça, dia 10, um requerimento à CPI para investigar se houve ou não vazamento de dados.

Antero garantiu nesta segunda ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que nenhuma informação sigilosa saiu da comissão. O senador argumenta que parte das denúncias contra Meirelles foi feita com base no sigilo fiscal do presidente do BC, que não foi quebrado pela CPI. Antero confirmou, contudo, que a CPI dispõe de informações sobre o sigilo bancário de Meirelles, que teriam sido remetidos pelo MTB Bank de Nova York.

Sarney considerou exagerada a quebra de sigilo bancário de 1,7 mil pessoas pela CPI:

– Eu acho que há um certo exagero. Materialmente é impossível que isso possa ser feito dentro do prazo estabelecido pela comissão.

Depois do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, tornou-se nessa segunda, dia 9, o terceiro integrante do governo a alertar para o risco de "denuncismo" no país. O ministro, que comanda a Polícia Federal, disse que o Brasil "surfa uma onda de denuncismo" e que o papel do Ministério Público, da polícia e da imprensa deve ser pensado para que haja um "mínimo de sensatez".

Com informações de Zero Hora.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.