| hmin
Frente a frente com 197 prefeitos e vice-prefeitos de municípios gaúchos, os candidatos ao governo do Estado Tarso Genro (PT) e Celso Bernardi (PPB) comprometeram-se nesta terça-feira, 16 de julho, a lutar por uma reforma tributária, caso sejam eleitos.
Em duas horas e cinco minutos de encontro, promovido pela Associação Gaúcha Municipalista (AGM), os dois responderam a questões formuladas pelas administrações municipais durante o 7 Seminário de Gestão Pública, no Auditório do Centro Administrativo, na Capital.
Antiga reivindicação dos prefeitos, a reforma tributária dominou o encontro. Estados e municípios reclamam que o governo federal concentrou a arrecadação do país por meio da criação ou do aumento de alíquotas de contribuições sociais. Em razão disso, a participação dos municípios no bolo tributário nacional, que há oito anos era de 19%, caiu para 14%.
Mediador do encontro, o presidente da AGM e prefeito de Arambaré, José Carlos Rassier (PDT), cobrou, em nome dos 208 municípios representados pela entidade, o comprometimento dos candidatos com a reforma tributária.
– Nos últimos anos aumentaram as responsabilidades dos municípios, mas os recursos diminuíram. É preciso inverter esta lógica. Precisamos que o próximo governador entenda que os municípios são a base do Estado – afirmou Rassier.
O prefeito esclareceu que o encontro não se tratava de um debate – o que implicaria, pela lei eleitoral, o convite a todos os 13 candidatos.
– A idéia é propiciar uma exposição das propostas ao prefeitos – disse.
Para os próximos dias 12 e 13 de agosto, a AGM convidará Antônio Britto (PPS), José Fortunati (PDT) e Germano Rigotto (PMDB).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.