Notícias

 | 14/07/2002 19h58min

Candidatos invadem o Brique da Redenção

Frente Popular promoveu caminhada e comício, e PV lançou campanha

No primeiro domingo de sol após o início oficial da campanha eleitoral, partidos e candidatos invadiram neste domingo, 14 de julho, o Brique da Redenção, em Porto Alegre, com bandeiras, panfletos, militantes e refrões.

Uma caminhada marcou a agenda do candidato ao governo da Frente Popular (PT-PCB-PC do B-PMN), Tarso Genro. Já o PV, de José Vilhena, aproveitou o tradicional público dominical do Parque Farroupilha para fazer o lançamento da campanha.

Programada para começar às 11h, a passeata da Frente Popular iniciou com 28 minutos de atraso, na esquina da Rua José Bonifácio com a Avenida Osvaldo Aranha. O vermelho e o amarelo predominavam. Equilibristas em pernas-de-pau abriam o caminho. Os integrantes da chapa majoritária lideravam o grupo: os candidatos ao governo do Estado, Tarso Genro e Miguel Rosseto, e ao Senado, Paulo Paim e Emília Fernandes.

O governador Olívio Dutra era um dos mais animados durante o trajeto. Por mais de uma vez, puxou o grito de refrões. Na metade do pecurso, o grupo enfrentou um contratempo: acróbatas que ocupam o asfalto da José Bonifácio não desobstruíram o caminho para a passagem do grupo, o que gerou um clima de ligeira tensão. Houve um clima de ligeira tensão, com vaias esparsas. A passeata acabou contornando o bloqueio.

Bonecos vestidos de pimenta para divulgaram a candidatura de Paulo Pimenta (PT) à Câmara dos Deputados. Crianças fantasiadas de Emília, personagem de Monteiro Lobato, faziam referência a Emília Guerreiro (PT), que concorre à Assembléia Legislativa. Já os partidários do candidato a deputado federal Pedro Ruas (PDT), adepto do suspensório, usavam camisetas com o acessório pintado.

A passeata da Frente Popular chegou à esquina da José Bonifácio com a João Pessoa por volta das 12h, onde ocorreu um comício. No caminhão de som, Tarso reclamou dos ataques desferidos ao atual governo pelo "populismo raivoso" e pelo "neoliberalismo doentio". Exaltou, ainda, a inversão de prioridades colocada em prática por Olívio Dutra, afirmando que a experiência gaúcha faz "tremer Wall Street e despertar a esperança em toda a América Latina".

Sem a mesma quantidade de militantes, mas igualmente entusiasmado, o candidato do PV fez o lançamento de sua campanha no Brique. José Vilhena disse que os verdes do Rio Grande do Sul já se sentiriam vitoriosos nesta campanha se conseguirem comunicar à população novos paradigmas de desenvolvimento, com respeito à vida, à "não-doença", ao humano e ao singelo.

Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.