Haiti | 13/01/2010 20h19min
O presidente haitiano, René Préval, afirmou hoje que é preciso "ver para crer" na "incrível" catástrofe produzida em seu país pelo terremoto desta terça-feira.
O presidente, que saiu às ruas de Porto Príncipe hoje às 5h (hora local) para ver com seus olhos o ocorrido, concedeu uma entrevista à CNN às portas do aeroporto da capital, para onde seguiu para verificar o estado de uma estrutura fundamental para receber ajuda humanitária.
"A cidade está destruída. Os hospitais, os colégios, as casas. As ruas estão cheias de cadáveres", relatou o presidente, que destacou que o Palácio Presidencial e sua própria casa desabaram com o terremoto.
"Não sei onde vou dormir esta noite. Mas isso não é um problema", disse Préval. "Ouvi que podem ser 50 mil (mortos). Outros dizem que centenas de milhares. A verdade é que não sei. É cedo demais para saber", disse à CNN.
Segundo o presidente haitiano, a primeira necessidade do país é limpar as ruas de
cadáveres e atender os feridos. "Não podemos
levá-los aos feridos aos hospitais, estão cheios", ressaltou.
Além disso, o Haiti precisa de equipes de resgate, artigos médicos e alimentos. A isso se une o risco de novos desabamentos, um temor que levou a população de Porto Príncipe a acampar em ruas e praças.
Préval disse não temer que a situação nas ruas derive em um surto de violência devido à falta de água potável e alimentos. "O povo entende a situação. Todo mundo está fazendo o possível para se ajudar", declarou à CNN.
O terremoto aconteceu às 19h53min (Brasília) de terça-feira e teve epicentro a 15 quilômetros de Porto Príncipe, com intensidade de 7 graus na escala Richter. O primeiro-ministro haitiano, Jean Max Bellerive, cifrou hoje em "centenas de milhares" o número de mortos.
O Exército brasileiro confirmou que pelo menos 11 militares do país que participam da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) morreram em consequência do terremoto. A
brasileira Zilda Arns, fundadora e coordenadora da
Pastoral da Criança, ligada à Igreja Católica, também morreu no tremor.
Acompanhe a cobertura de zerohora.com
Blog ao vivo: acompanhe as notícias em tempo real
Blog Terremoto no Haiti: veja fotos da tragédia
Blog Conexão Haiti: um espaço para relatos sobre o país
Central de Comunicação: envie ou
receba informações sobre o Haiti
No site Catástrofe no Haiti a cobertura em infográficos
"Sentimos o tremor por uns 20 segundos", relata leitor. Você está na região? Mande seu relato
Em infográfico, entenda o que aconteceu no país caribenho:
No You Tube, internautas postam imagens direto do Haiti:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.