Notícias

Haiti  | 13/01/2010 20h14min

Brasil e EUA trabalharão em conjunto no resgate às vítimas no Haiti

Anúncio foi feito pelo ministro Celso Amorim

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, anunciou nesta quarta-feira que o Brasil busca uma ação coordenada com os Estados Unidos para ajudar o Haiti após o forte terremoto que atingiu o país caribenho nesta terça-feira.

Amorim confirmou em entrevista coletiva que o secretário de Estado adjunto dos EUA para a América Latina, Arturo Valenzuela, já tinha conversado com o vice-ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota, sobre "a importância de uma ação coordenada" entre os dois países.

- A secretária de Estado (dos EUA), Hillary Clinton, está na Ásia, mas falaremos hoje ou amanhã -, antecipou.

Segundo o chanceler, o edifício da Embaixada brasileira em Porto Príncipe ficou "muito danificado" pelo terremoto.

Para Amorim, ainda não é momento para uma visita a Porto Príncipe, mas ele não descartou a hipótese, reconhecendo que, no momento, seria apenas uma questão simbólica.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, viajou nesta quarta-feira para Porto Príncipe para avaliar no local as necessidades mais urgentes da nação caribenha e coordenar as ações de assistência.

O terremoto aconteceu às 19h53 de terça-feira, no horário de Brasília, e teve epicentro a 15 quilômetros de Porto Príncipe, com intensidade de 7 graus na escala Richter. O primeiro-ministro haitiano, Jean Max Bellerive, cifrou hoje em "centenas de milhares" o número de mortos.

O Exército brasileiro confirmou que pelo menos 11 militares do país que participam da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) morreram em consequência do terremoto.

A brasileira Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, ligada à Igreja Católica, também morreu no tremor.

A Minustah conta com cerca de 6.700 soldados procedentes de 17 países, dos quais 1.266 são do Brasil.

O governo brasileiro anunciou uma doação de US$ 10 milhões para colaborar com a reconstrução do Haiti e entre hoje e amanhã enviará dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) carregados com 28 toneladas de alimentos.


Acompanhe a cobertura de zerohora.com

Blog ao vivo: acompanhe as notícias em tempo real

Blog Terremoto no Haiti: veja fotos da tragédia

Blog Conexão Haiti: um espaço para relatos sobre o país

Central de Comunicação: envie ou receba informações sobre o Haiti

No site Catástrofe no Haiti a cobertura em infográficos

"Sentimos o tremor por uns 20 segundos", relata leitor. Você está na região? Mande seu relato 

Em infográfico, entenda o que aconteceu no país caribenho:


No You Tube, internautas postam imagens direto do Haiti:

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.