Haiti | 13/01/2010 19h54min
O vice-representante da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, o brasileiro Luiz Carlos da Costa, é um dos muitos funcionários da entidade desaparecidos desde ontem, quando um terremoto abalou a capital do país caribenho, Porto Príncipe. Segundo a assessoria da entidade no Brasil, quando a terra começou a tremer, próximo ao fim da tarde de ontem, Costa participava de uma reunião na sede da entidade, que funcionava em um hotel. O prédio desabou soterrando vários funcionários.
Segundo homem da ONU no país, Costa é responsável por coordenar as atividades civis da missão de paz. Durante entrevista coletiva, hoje, o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, lamentou o desaparecimento de Costa e das demais vítimas.
— É uma dor compartilhada. O número dois da chefia da representação civil continua desaparecido. Oficialmente, ele está desaparecido.
A Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (Minustah) estava instalada em um antigo
hotel. O local fica em uma área
nobre de Porto Príncipe no alto de uma montanha.
De acordo com informações, a maioria dos 9 mil soldados e policiais, sob comando do Brasil, estava em outro lugar no momento do terremoto que atingiu 7 pontos da escala Richter e ocorreu por volta das 17h (hora local). Em seguida houve vários outros abalos, de menor intensidade. Cerca de 22 quilômetros foram atingidos. Edifícios públicos, hospitais, escolas e muitas casas ficaram destruídas.
Acompanhe a cobertura de zerohora.com
Blog ao vivo: acompanhe as notícias em tempo real
Blog Terremoto no Haiti: veja fotos da tragédia
Blog Conexão Haiti: um espaço para relatos sobre o país
Central de Comunicação: envie ou receba informações sobre o Haiti
No site Catástrofe no Haiti a cobertura em infográficos
"Sentimos o tremor por uns 20 segundos", relata leitor. Você está na região?
Mande seu relato
Em infográfico, entenda o que aconteceu no país caribenho:
No You Tube, internautas postam imagens direto do Haiti:
ZEROHORA.COM
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.