Notícias

 | 03/07/2008 19h31min

Produtores do Paraná comemoram medidas para agricultura familiar

Plano Safra Mais Alimentos foi anunciado nesta quinta-feira

Kátia Baggio, Londrina (PR)  |  reportagem@canalrural.com.br

No Paraná, 95% dos produtores rurais têm áreas com até 50 hectares. Segundo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetaep), 350 mil famílias tiram seu sustento do setor.

O mercado exige que mesmo em pequenas áreas o produtor busque investir em tecnologia. Mas fazer testes de solo e procurar variedades mais resistentes e produtivas, por exemplo, exige investimentos e acompanhamento técnico. Para o assessor regional da Fetaep Evalton Turci, o Plano Safra Mais Alimentos, lançado nesta quinta-feira, dia 3, representa esse avanço.

– Uma das coisas pelas quais nós mais lutamos foi a exigência de um plano técnico para garantir o acompanhamento da propriedade, para que o produtor não fique abandonado e tenha orientação desde a hora de pegar o dinheiro no banco até o manejo da área cultivada – justifica.
 
Os pequenos produtores parecem mais satisfeitos com o governo federal do que o médio e o grande empresário rural. A agricultura familiar comemora principalmente a queda na taxa de juros, que pode facilitar a aquisição de financiamentos para estruturar a propriedade.
 
A redução de 4% ao ano para até zero animou o produtor de hortaliças Eliel da Silva. Os sete hectares em Londrina logo serão triplicados.
 
– Planejando a gente consegue administrar a lavoura sem problemas, e agora, com essa redução de juros, quero plantar mais para dar mais comida para a população da cidade, que está precisando – disse o agricultor.

CANAL RURAL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.