Notícias

 | 03/07/2008 14h49min

Agricultura só para subsistência deve acabar no Brasil, diz Lula

Ao lançar o Plano Safra para a agricultura familiar, presidente volta a dizer que crise dos alimentos é oportunidade para o país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, dia 3, que a produção agrícola voltada apenas para a subsistência deve acabar no país. A afirmação foi feita durante o anúncio do Plano Safra Mais Alimentos, voltado para a agricultura familiar, em Brasília. Lula voltou a dizer que o objetivo do plano é dobrar a produção nas pequenas propriedades rurais, responsáveis por 70% dos alimentos consumidos no país.

– Isso tem de acabar. Temos que dar dimensão de capacidade produtiva. O mais humilde tem de saber que quanto mais ele produzir, mas acesso ele vai ter aos bens que sua família precisa.

 

Durante o discurso, o presidente voltou a defender que a saída contra a crise dos alimentos é o aumento da produtividade na agricultura e reafirmou que o Brasil tem gente, tecnologia e capacidade suficientes para dar a resposta necessária ao problema.

– O que eles dizem que é crise, temos que dizer que é oportunidade. Temos de produzir para nós e para ajudar outros países que precisem – afirmou o presidente, para quem o Plano Safra para a Agricultura Familiar, se bem aplicado, vai proporcionar um rápido salto de qualidade ao setor.

O presidente argumentou que está convencido de que as populações de países como China, Índia, o próprio Brasil, além das nações africanas e sul-americanas, vão aumentar ainda mais a demanda por alimentos. Por isso, afirmou que a produção agrícola não pode se manter nos patamares atuais.

Apesar de ressaltar a oportunidade que o Brasil tem com a atual situação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou que ainda não existe uma conclusão lógica sobre o assunto. Informou ter pedido ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, a formação de um grupo para estudar o que, de fato, está ocorrendo em vários lugares do mundo.

Reforma Agrária

Lula fez referência também à política de reforma agrária. Segundo o presidente, não basta apenas desapropriar áreas improdutivas, assentar famílias de produtores rurais e, depois de anos, perceber que não produziram nada.

– É preciso levar, junto com a terra, tecnologia,  financiamentos, porque todo mundo vai gostar – declarou Lula, que defendeu políticas que garantam a renda para o produtor, como os preços mínimos.

Lula também se mostrou favorável à formação de estoques reguladores do governo e disse que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve estar preparada para aumentar a estocagem de produtos.

 

CANAL RURAL.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.