Notícias

 | 26/04/2008 17h17min

De Dubai, quatro secretários acompanharam a costura para manter Ariosto no cargo

Secretário foi dado como demitido na sexta após encontro com indiciado pela PF

Leandro Fontoura e Marciele Brum  |  leandro.fontoura@zerohora.com.br; marciele.brum@zerohora.com.br

O tremor político provocado pelo encontro do secretário estadual do Planejamento e Gestão, Ariosto Culau, com o empresário Lair Ferst, indiciado pela Operação Rodin por suspeita de participação na fraude no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), foi sentido em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, na sexta-feira.

Integrando uma missão governamental para apresentar as potencialidades econômicas do Rio Grande do Sul, quatro secretários estaduais acompanharam a costura política que manteve Ariosto no cargo mesmo depois da pressão de aliados e da oposição e do constrangimento gerado no Palácio Piratini.

Fernando Záchia (Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais), Aod Cunha (Fazenda), Daniel Andrade (Infra-Estrutura e Logística) e Carlos Otaviano Brenner de Moraes (Meio Ambiente) foram avisados por telefone que, na noite de quinta-feira, Ariosto tinha sido flagrado tomando um chope na companhia de Ferst em um restaurante do Shopping Total, no bairro Floresta, em Porto Alegre.

A notícia já havia repercutido no mundo político gaúcho durante a madrugada, na sessão da CPI do Detran na Assembléia. Na sexta-feira, o próprio Ariosto falou por telefone com um dos colegas que estavam em Dubai para explicar o episódio. Surpreso, o interlocutor perguntou:

— Mas tu enlouqueceu?

Em resposta, Ariosto lamentou a crise e disse ter se equivocado ao não fazer uma avaliação política do gesto. Nas ligações entre Porto Alegre e Dubai, ao longo dia, a saída do secretário era dada como certa. Segundo membros do governo, Ariosto estava irredutível: tinha certeza de que a exoneração era a melhor solução para o caso. Colegas de secretariado se somaram à pressão para que ele deixasse o cargo, evitando o sangramento do governo.

— Ele sentiu que criou uma situação injustificável — afirma um dos interlocutores do secretário.

Com os olhos marejados, Ariosto repetiu o mesmo raciocínio:

— Lair é meu amigo. Não me pediu nenhuma informação. Não vi mal algum em me encontrar com ele.

Secretário colocou cargo à disposição da governadora A Záchia, membros do governo pediram uma avaliação da repercussão da crise na Assembléia. Ex-presidente da Casa, acostumado à sensibilidade dos parlamentares, Záchia informou que o encontro no shopping havia deixado aliados indignados. É deles a tarefa de conter os ataques da oposição.

— Dá muita pena. Mas o uso político disso o deixa muito vulnerável, insustentável. Vai acabar saindo ainda hoje — avaliou um deputado da base de Yeda.

Yeda, porém, também estava irredutível. Desde cedo, a governadora havia deixado claro que não perderia o técnico buscado em Brasília no início da gestão. Filiado ao PSDB há um ano, Ariosto, 38 anos, é economista, servidor federal de carreira e estava lotado no Ministério do Planejamento como secretário de Orçamento.

— Yeda é muito leal a quem trabalha com ela. Tem total confiança em Ariosto — diz um membro do secretariado.

Na manhã de sexta-feira, a governadora se reuniu com Ariosto e outros secretários para avaliar o caso no Piratini. Ariosto colocou a vaga à disposição. Segundo um interlocutor, ele não tem apego a cargos ou pretensões políticas. A mesma fonte, porém, faz uma ressalva:

— Ariosto é muito humano, mas a política cobra seu preço.

Marcos Nagelstein  / 

Ariosto Culau foi visto com o empresário Lair Ferst em um shopping da Capital
Foto:  Marcos Nagelstein


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

25/04/2008 12h56min
Yeda descarta afastamento de Ariosto Culau
25/04/2008 09h25min
Ariosto Culau poderá depor na CPI do Detran
25/04/2008 09h04min
Ariosto: "Governadora depositou total confiança em mim"
25/04/2008 02h26min
Secretário do Planejamento conversa em restaurante com indiciado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.