Notícias

 | 04/04/2008 12h08min

CPI do Detran: deputados temem interferência judicial em depoimentos

Outros indiciados na Operação Rodin podem recorrer ao benefício de permanecer em silêncio

Daniel Scola  |  daniel.scola@rdgaucha.com.br

A decisão que beneficiou o ex-diretor da Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec) Dario Trevisan pode esvaziar os próximos depoimentos da CPI do Detran. Ele foi beneficiado por uma liminar da Justiça que concedia o direito de não responder perguntas sob risco de auto-incriminação. Os deputados temem que os indiciados na Operação Rodin convocados para depor busquem na Justiça decisão semelhante à obtida na quinta-feira por Trevisan e que garante o direito de silêncio.

Outras 19 pessoas indiciados pela fraude ainda deverão ser ouvidas. A defesa de Dario Trevisan entregou aos deputados uma cópia do depoimento dele à Polícia Federal. A assessoria jurídica da CPI fará nesta sexta-feira uma consulta à Justiça Federal de Santa Maria. Os procuradores questionam a possibilidade de ler o depoimento e registrá-lo formalmente como documento da CPI do Detran. Neste depoimento, Trevisan relata a influência que a empresa Pensant exercia sobre o contrato da Fatec. A Pensant era uma subcontratação irregular e conforme as investigações, seria uma das responsáveis pelo esquema de fraude.

Nos depoimentos de quinta-feira, que foram até a madrugada desta sexta-feira, o diretor da Fundação para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Educação e da Cultura (Fundae), Mário Gaiger, confirmou que o ex-presidente do Detran, Flavio Vaz Neto sabia da contratação irregular.

Na próxima segunda-feira, vão prestar depoimento Rubem Höher, ex coordenador do projeto do Detran na Fundae, Alfredo Pinto Telles, cunhado de Lair Ferst, Rosana e Elci Ferst, irmãs do empresário Lair Ferst.

Marcos Nagelstein / 

Trevisan (E) distribuiu cópia de depoimento à PF e disse que não acrescentaria novas informações
Foto:  Marcos Nagelstein


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

04/04/2008 02h45min
Silêncio de ex-coordenador da Fatec faz deputados partirem para o ataque
03/04/2008 19h26min
Presidente da Fundae admite que subcontratações eram desnecessárias no Detran
02/04/2008 23h07min
CPI do Detran: Deputados querem quebrar sigilo de empresas
02/04/2008 04h54min
Ex-secretário da Fatec diz que fraude no Detran teve três fases
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.