Planejamento urbano | 01/12/2011 16h08min
A Capital de SC não é só problemas. Tem patrimônios culturais, naturais e bons projetos. Dando continuidade ao debate sobre a cidade, o Diário Catarinense apresentada ações apontadas pela prefeitura como positivas.
Guarda Municipal
Apesar da Constituição brasileira autorizar a formação de guardas municipais, a quantidade de cidades brasileiras com a instituição não chega a 20%. Como projeta o comandante da Guarda de Florianópolis, Ivan Souto Júnior, esse índice, em Santa Catarina, é ainda mas baixo do que a média nacional, aproxima-se a 15%.
Na Capital catarinense, a Guarda Municipal foi criada há cerca de sete anos para complementar a segurança, além de fiscalizar o trânsito e combater o comércio irregular.
De acordo com o comandante Souto, a vantagem da instituição é conhecer de perto os problemas do município. No caso de Florianópolis, são 146 guardas.
— O maior desafio da nossa Guarda Municipal atualmente é fazer com que os motoristas da cidade respeitem as leis de trânsito. Muitas vezes não é nem a estrutura que dificulta a mobilidade urbana, mas a imprudência dos motoristas, causando acidentes — aponta.
A Guarda Municipal da Capital é a única no país que exige nível superior nos concursos públicos dos candidatos, além de estar entre os 15% das guardas no país que andam armadas. O comandante considera que a instituição da cidade está bem preparada para atender à população e espera a ampliação do efetivo para que se possa oferecer um serviço ainda melhor.
— A ideia é, gradativamente, aumentar o número de guardas, além de se implementar a instituição com tecnologia e capacitação — almeja.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.