Planejamento urbano | 01/12/2011 15h48min
A Capital de SC não é só problemas. Tem patrimônios culturais, naturais e bons projetos. Dando continuidade ao debate sobre a cidade, o Diário Catarinense apresentada ações apontadas pela prefeitura como positivas.
Embelezamento das praias
Santo Antônio de Lisboa, Canasvieiras, Sambaqui e Ingleses ganharam calçadas, asfalto extra, ciclovias e ciclofaixas nos últimos anos. O Ribeirão da Ilha também está recebendo os benefícios.
— São pontos turísticos que devem ser revitalizados, não só pelo patrimônio natural, mas também histórico — destaca o vice-prefeito João Batista Nunes.
Para o especialista em planejamento urbano Elson Pereira, é preciso mudar a visão sobre a cidade:
— Não adianta pensar a cidade só para turista. Tem que pensar para o habitante que fica os 12 meses, senão, se superdimensiona estruturas sazonais. Tem que se pensar que a melhor cidade para o morador em todos os bairros consequentemente será a melhor cidade para o turista também.
O presidente da Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis (Viaciclo), Daniel de Araujo Costa, comemora os recursos que contribuíram para que a cidade contasse com 37 quilômetros de ciclovias. Mas ele ressalta que ainda há muito a fazer:
— As ciclovias não têm que ser colocadas apenas em alguns pontos, como se fosse um meio de transporte só para lazer. As ciclovias e ciclofaixas têm que estar interligadas até as áreas centrais e integradas com outros transportes, para as pessoas poderem se locomover e ir para o trabalho de bicicleta.
Costa lembra que a pesquisa inédita do Instituto Mapa e do Grupo RBS apontou que 70% dos entrevistados demonstraram interesse em usar bicicleta no dia a dia se existissem condições seguras e atrativas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.