Planejamento urbano | 28/11/2011 17h28min
A Capital de SC não é só problemas. Tem patrimônios culturais, naturais e bons projetos. Dando continuidade ao debate sobre a cidade, o Diário Catarinense apresentada ações apontadas pela prefeitura como positivas.
Revitalização da Beira-Mar
A revitalização da avenida mais famosa da cidade começou em janeiro de 2010 e terminou em março deste ano. Entre as obras, reforma do trapiche, asfaltamento de 3,5 quilômetros da via, alargamento da calçada, construção de 11 deques, do novo heliponto e plantação de 230 palmeiras.
— Era uma necessidade da cidade. A Beira-Mar Norte é um cartão-postal e a maior via pública municipal. Nela, chegam a passar 100 mil carros por dia — calcula o vice-prefeito e secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais, João Batista Nunes.
O especialista em planejamento urbano e professor da UFSC Elson Manoel Pereira pondera que o investimento de mais de R$ 10 milhões foi em uma área muito pontual da cidade, enquanto outras regiões, que precisariam mais, não são atendidas.
— Bem próximo ao local da revitalização, existem muitas áreas de ocupação de risco. Florianópolis tem um déficit de 6 mil moradias, precisariam ser dadas condições de acesso. Nessa hierarquia de necessidades, a Beira-Mar não seria o local que deveria ser priorizado — afirma Elson.
A diretora de Planejamento do Instituto de Planejamento Urbano (Ipuf), Vera Lúcia Gonçalves, destaca que há ações para tirar as pessoas das encostas e margens de rios.
Ela destaca ainda obras importantes, como a restauração de prédios antigos, como o Mercado Público, a Catedral Metropolitana e a Igreja Nossa Senhora das Necessidades, de Santo Antônio de Lisboa, e até a melhor acessibilidade para chegar aos bairros de Canasvieiras e Ingleses.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.